08
jul

A ocorrência de quedas é observada em um terço da população idosa em geral, subindo para 50% metade dos idosos que vivem em comunidade ou em asilo, respectivamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) baseia-se em estudos que afirmam que a prevalência de quedas, pelo menos uma vez ao ano, gira entre 30 e 60% na população com mais de 65 anos.
O risco aumenta linearmente com o avançar da idade em ambos os sexos, sendo mais alto entre mulheres. São recorrentes na metade das vezes, constituindo-se no acidente mais comum em idosos hospitalizados.
Acima de 80 anos de idade, a prevalência é ainda mais alta e a mortalidade associada a quedas chega a ser seis vezes maior.

Um problema de saúde pública

O crescimento acelerado da população de idosos em todo o mundo tem, como consequência, aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas. As quedas fazem parte dessas estatísticas direta e indiretamente.
Quedas são eventos mórbidos multifatoriais, causadores de lesões, de distúrbios emocionais, de declínio funcional e morte.
Por isso é tão importante que se formem profissionais para a área. E que se estabeleçam protocolos validados de avaliação e intervenção no nível de atenção primária de saúde por equipes adequadamente treinadas e motivadas, com apoio técnico e institucional.

Prevalência e incidência

As lesões acidentais são a sexta causa de morte em idosos e as quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com 75 anos e mais.
O risco de morte em um ano em pacientes internados devido às quedas é de 15 a 50%. No Brasil, a participação das quedas na mortalidade proporcional por causas externas cresceu de 3 para 4,5% de 1984 a 1994, respectivamente.
Além dos possíveis traumas e do risco de morte, quedas levam à restrição das atividades, declínio na qualidade da saúde, incapacidade e risco de internação em instituições de longa permanência.
O custo social é altíssimo, criando uma demanda nos serviços públicos de saúde que só faz crescer.

Prevenção

O envelhecimento populacional é um dado positivo.
Demonstra que, de modo geral, as intervenções feitas em saúde deram certo.
Porém há que se levar em conta que o envelhecimento é um processo irreversível que traz consigo a diminuição (piora) de padrões cognitivos e físicos.
Deve-se manter hábitos e práticas que podem prevenir ou pelo menos retardar a chegada dos efeitos mais crônicos do envelhecimento.

Aqui vão algumas dicas:

Instalação de barras laterais em banheiros e em outros locais estratégicos do domicílio, como corredores. O ambiente pode e deve ser modificado para diminuir o risco de quedas.

Pratica de exercícios físicos no dia a dia, especialmente os de manutenção da força muscular.

Cuidado ao movimentar o corpo na hora de se sentar, levantar ou trocar de lugar. Aqui vale o reforço da atenção ao que se está fazendo – isso, além de ajudar na concentração, pode prevenir acidentes com as tão temidas quedas.

Aqui na LifeStars Cuidadores todas as práticas estão voltadas para a prevenção e cuidados primários com o bem-estar do idoso.
Conheça mais sobre nosso trabalho, contate-nos!


Procurando cuidador de idosos e adultos em São Paulo? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos.

Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.