15
jul

O principal regulador do nosso relógio biológico é a Luz.

A fixação do olhar numa tela iluminada por muito tempo, mesmo durante o dia, pode desregular nossas funções hormonais que, em última instância, são responsáveis por nosso ritmo vital.

A luz da tela – principalmente à noite – suprime a fabricação cerebral de um neurotransmissor importantíssimo chamado melatonina.
A mera presença da luz das telas colabora para retardar o nosso horário habitual de sono.
O estímulo provocado pela luz faz com que o sono seja adiado. Consequentemente, o tempo de sono diminui – diminui também o tempo de produção da melatonina, que somente é produzida durante o sono na escuridão total.

Estudos comprovam que o processo de fabricação de melatonina no nosso cérebro equilibra o neurotransmissor serotonina.
Esse neurotransmissor – serotonina – é responsável pela saúde do nosso descanso. Geralmente, pessoas com enxaqueca crônica por exemplo têm acentuado desequilíbrio na fabricação de Serotonina.

Definitivamente, a luz da televisão à noite no quarto – diferente do que pensam alguns – não é uma boa ideia para embalar o seu sono.

O problema é que o excesso de exposição à luz de telas é prejudicial em qualquer momento do dia.
Além do mal do sedentarismo – pessoas que ficam mais de três horas por dia sem se movimentar encaram risco 13% maior de problemas com o sono e risco 35% maior de desenvolver coágulos no sangue em comparação com aqueles que ficam menos de duas horas e meia – telespectadores passivos são candidatos a inúmeros problemas gerados pela desregulação hormonal causada pela exposição à luz artificial excessiva.

Os idosos são os mais propensos a esses quadros, devido a mobilidade reduzida ou a ociosidade, mas esse fenômeno é observado em todas as faixas etárias e gêneros.

A redução crônica, quotidiana, do tempo de sono, predispõe a uma série de doenças influenciadas pela privação do sono.
Enxaqueca, depressão, ansiedade, mau humor, irritabilidade, agressividade, são alguns exemplos.

Mesmo crianças podem ser afetadas: além da privação do sono, a supressão da melatonina também desequilibra o hormônio do crescimento (que no adulto possui papel na regeneração das células e tecidos) e hormônios esteróides como estrogênio, testosterona e cortisol.

A imunidade também pode ser alterada negativamente pela supressão da melatonina.
No Idoso a situação é mais preocupante, pois a resposta aos tratamentos é mais longa ao passo que as doenças tendem a se instalar com maior rapidez e intensidade.

Como tudo na vida, é preciso buscar equilíbrio também no uso das telas, para que se aproveite apenas os benefícios das novas tecnologias e aqui na LifeStars Cuidadores buscamos adaptar isso sempre de acordo com as necessidades de cada um.

Aqui, saúde e qualidade de vida estão sempre em primeiro lugar!

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo, Guarulhos e ABC Paulista.


Procurando cuidador de idosos e adultos em São Paulo?

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.