07
fev

O autismo é uma condição e NÃO uma doença.

O autista nasce autista e assim será por toda a vida.

É um assunto controverso e, mesmo entre especialista, ainda levanta polêmicas e mal entendidos.

O chamado Espectro Autista é uma tentativa de graduar os efeitos do Autismo na relação do portador da condição com a família e a sociedade.

Em 2013, a Síndrome de Asperger foi englobada na categoria de Autismo Leve, na classificação feita pela Associação Norte Americana de Medicina, padrão para os associações de todo o mundo.
A descrição da Síndrome de Asperger, remonta a meados do século passado, portanto é recente.
O caso dos Aspergers, sem problemas de fala ou retardo mental, é algo de interesse para o estudo do comportamento de Idosos.
Como o estudo do autismo só se firmou nos anos 80/90, as descrições de casos firmavam-se em crianças.
Eram casos de autismo “clássico”, onde o grau de dependência do portador é bastante elevado. “Aspergers” tendem a passar desapercebidos, devido aos níveis de inteligência normais ou, em alguns casos, superiores à média.

É principalmente entre portadores de Síndrome de Asperger que se encontra a maioria dos adultos diagnosticados nos últimos 20 anos. São pessoas tidas como excêntricas, mas que souberam – com muito custo – se adaptar ao convívio social.

Filhos e netos de pessoas nessa condição chamam a atenção na escola, por exemplo, e são encaminhados para diagnóstico.
É nesse momento que a família se lembra do Pai, Tio ou Avô “esquisito”.

O Autismo mais severo impede a formação de família por parte do portador.
Nesses casos a família já tem uma rotina de cuidados definida.

É notória também a predisposição maior do Asperger à depressão e ansiedade, pois ele tem consciência de suas deficiências no trato social ao passo que o Autista severo não reflete sobre sua condição

É um assunto muito delicado e interessante que, certamente, voltaremos a abordar.

Todos os assuntos relacionados ao universo da terceira idade e seus cuidados estão sempre no horizonte da equipe de cuidadores da LifeStars Cuidadores.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo e ABC Paulista.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.