26
jan

O Alzheimer é o vilão do envelhecimento no que tange à saúde mental atualmente.
As estatísticas atestam que entre 60% e 70% das demências senis são creditadas à doença.

Doença silenciosa…

Como os primeiros sintomas do Alzheimer são manifestações tidas como comuns no envelhecimento – perda de memórias recentes, por exemplo – a doença só é percebida quando os sinais se agravam.
Dificuldades na fala, acompanhadas de problemas de locomoção, alterações de humor e desapego em relação a aparência podem ser sinais de que o quadro está definido para o diagnóstico de Alzheimer.

Causas

Não se sabe ao certo quais seriam as causas da doença. Apenas 1,5% dos casos tem causa comprovadamente genética.

O que acontece?

Os organismos saudáveis têm uma capacidade própria de manutenção do equilíbrio de seu funcionamento. Essa propriedade vital é chamada de homeostase.

Numa situação normal, todos os órgãos de nosso corpo sofrem com o acúmulo de detritos gerados pela própria atividade do corpo.
Esses resíduos são varridos pelos sistemas de limpeza e desobstrução. Geralmente são enzimas, cuja função é desbloquear, desentupir – manter a homeostase.

O portador de Alzheimer tem um defeito nesse sistema.
O acúmulo anormal de uma proteína chamada Beta Amiloide dá início a degeneração do cérebro. Há também uma outra proteína sendo acusada. Proteína TAU.

Segundo os pesquisadores, no Alzheimer as enzimas não conseguem pulverizar essas proteínas e fazer a desobstrução. Beta Amiloide e TAU seriam quebradas, mas em pedaços grandes demais para que houvesse a desobstrução.

A Vacina

Um laboratório sueco – Alzinova – conduzindo um estudo na Finlândia, declarou em fins de outubro passado (2021) que estava recrutando voluntários para estudo avançado numa vacina contra Alzheimer.
O produto já teria sido aplicado num voluntário finlandês e os resultados foram promissores.

A vacina agiria quebrando os oligômeros que nada mais são que as cadeias de proteínas que fazem a obstrução geradora do Alzheimer.

Os testes seriam feitos usando a técnica do Teste Duplo Cego – nem os pacientes e nem os médicos sabem quem tomou placebo e quem tomou a vacina – que é o mais rigoroso para esses procedimentos.

Os experimentos avançarão 2022 adentro.
Os encarregados dos testes esperam boas notícias para 2023.

A LifeStars está atenta à todas as novidades relacionadas ao universo do cuidado e da saúde.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros