07
jul

Muitas pessoas desconhecem a gravidade do acidente “cair da cama”. Outros acham que é uma preocupação que devemos ter apenas com as crianças pequenas. Ao contrário do que muitos pensam, cair da cama é um acidente comum e, que pode ser grave, na terceira idade, também.

Se levantar durante a noite para ir ao banheiro, beber água, além de problemas associados ao Alzheimer e Parkinson, que desestabiliza o corpo do idoso, as quedas ao sair da cama ou cair enquanto dorme podem trazer muitos problemas ao idosos.

Mesmo com as camas mais baixas, a 50, 60 ou 70cm do chão, a queda pode trazer riscos e traumas. Considerando que muitos idosos já possuem problemas como a osteoporose, a queda e quebra de ossos trará grandes problemas com fraturas. As quedas que ocorrem ocasionando problemas de coluna cervical e quadril, podem ser mortais! Além do risco de fratura, a necessidade de repouso, a partir de certa idade, pode causar trombose e problemas pulmonares.

Muitas quedas também geram problemas neurológicos, que podem necessitar de cirurgias além de deixar sequelas irreversíveis, aumentando o risco de complicações.

Indicamos que o idoso não se levante da cama caso esteja sentindo dor, vertigem ou esteja “travado”. Caso haja a queda, outros procedimentos serão necessários.

Caso o idoso se queixe de dores na coluna cervical ou não consiga mexer algum dos membros, não é indicado mexer nele e nem tirá-lo do local. Tente mantê-lo na posição da queda e acione o resgate no número 192 ou 193. Desta forma os profissionais do resgate farão a imobilização e o transporte seguro até o hospital.

Quedas da cama podem ser evitadas se o idoso e seus familiares tomarem algumas precauções:

• Cama não muito alta, não deve ultrapassar a altura dos joelhos.

• O colchão necessita ser mais firme, a fim de não balançar muito enquanto o idoso se movimenta.

• Manter sempre uma fonte de luz próxima a cama do idoso, com interruptores de fácil acesso ao idoso.

• Retirar tapetes próximos à cama

• Se as quedas forem frequentes, instale proteção nas laterais da cama.

Você sabia que os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre “de olho” nestes aspectos da rotina do idoso? São estes pequenos ajustes feitos no ambiente do quarto ou no dia-a-dia do idoso que fazem toda a diferença para uma melhor qualidade de vida. Entre em contato e conheça nossos serviços.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.