30
abr

Pacientes acamados ficam vulneráveis para apresentarem outros problemas de saúde além dos que o deixaram nesta condição. Problemas de ordem pulmonar, dermatológico, ortopédicos, cardiovasculares e emocionais estão na lista dos problemas mais presentes na vida de pessoas que ficam muito tempo acamadas.

Nos dias atuais, encontramos no mercado, diversos recursos que aliviam este estado do paciente, melhorando sua qualidade de vida. Estar em constante observação do paciente acamado é função da família e dos cuidadores. Ao menor sintoma de algo fora do normal, um médico deverá ser consultado para que ele ou os demais profissionais que dão suporte para o paciente possam fazer uma avaliação breve e iniciar um tratamento ou um preventivo antes do problema iniciar ou se agravar.

Deixamos, abaixo, 6 possíveis problemas de saúde que pacientes acamados desenvolvem/ podem vir a desenvolver.

1. Congestão Pulmonar – a falta de movimentação ativa do paciente pode desenvolver secreções que, acumuladas, podem resultar em pneumonia ou congestão pulmonar. Quando este tipo de problema é gerado, manobras de fisioterapia respiratórias, colchão de pressão, são indicados para que possam melhorar a qualidade de vida do paciente.

2. Depressão – o isolamento social somado a falta de movimentação física vão desenvolvendo no paciente problemas de ordem emocional, como no caso, a depressão. É recomendado que paciente acamados tenham auxílio de um psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, a fim de acolher, tratar e fortalecer o indivíduo nesse período em que está acamado.

3. Úlceras de pressão – escaras são muito presentes na vida de pessoas acamadas. São feridas que se desenvolvem rapidamente devido a permanecerem muito tempo na mesma posição. Isso acontece por pressão do corpo em apenas uma região, diminuindo o fluxo sanguíneo, amentando a fricção, causando danos à pele, aos ossos e aos músculos.

4. Pressão da coluna espinhal – longos períodos em uma mesma posição geram pressão na coluna, causando dor a pessoa acamada. A mudança de decúbito e também o colchão de pressão, podem ser grandes aliados nestes casos.

5. Problemas de sono – a falta de atividade física vai deixando o corpo rígido e desconfortável. Isso torna o sono pesado e interrompido, gerando diversos danos à saúde, incluindo problemas de funcionamento físico e mental.

6. Perda de apetite – falta de atividade física também geram perda de apetite. Somando-se a isso, problemas de desnutrição e desidratação são fatores agravantes, pois debilitam ainda mais o paciente.

Cuidadores especializados fazem toda a diferença no trato com pacientes acamados. Os parceiros da LifeStars Cuidadores possuem treinamento para atenderem, com qualidade e responsabilidade pessoas que estejam passando por este problema, oferecendo cuidados especiais para que possam ter mais qualidade de vida. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços para idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.