27
abr

Estar atento a qualidade do sono é de extrema importância, não somente para a sua saúde física, mas também para a sua saúde mental.

Como definição de insônia crônica podemos mencionar a dificuldade de pegar no sono, a insatisfação com a quantidade e qualidade do sono. Acordar, no dia seguinte, com a sensação de que não descansou, ou até mesmo, não ter dormido causa problemas de saúde física e mental às pessoas que sofrem deste mal.

Não dormir bem está associado a problemas de morte súbita por infarto, AVC, crises depressivas, obesidade mórbida, hipertensão, diabetes, fadigas e todos os problemas psíquicos associados ao estresse e a ansiedade.

A falta de sono de qualidade também gera problemas de comprometimento funcional, podendo gerar, inclusive, acidentes.

Outro fator a ser considerado é que o sono é importante para que o organismo esteja desenvolvendo mecanismos de defesa, ou seja, que nosso corpo esteja sempre com a imunidade em dia. É durante o sono que ocorre a reparação das células e dos tecidos que evitam o desenvolvimento de diferentes problemas intimamente ligados à riscos de doenças crônicas.

Notamos, também, que pessoas que sofrem de insônia estão sempre com o humor alterado, ansiosas, com baixo raciocínio e concentração, além de ter as atividades sociais comprometidas.

A insônia crônica pode ser desencadeada por diferentes fatores como os genéticos e os ambientais.

Observa-se que, pacientes com condições neurológicas como Parkinson e Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral e esclerose múltipla, possuem risco bem maior de terem insônia.

Abaixo, trouxemos algumas situações em que as pessoas podem desenvolver a insônia crônica:

• Alimentação desregrada
• Ansiedade
• Depressão
• Doenças graves ou de difícil cura
• Estresse
• Falta de rotina
• Isolamento social
• Maus hábitos de sono

Se você estiver com algum dos problemas mencionados acima e estiver com a qualidade do seu sono prejudicada, procure por um psiquiatra ou neurologista. Jamais postergue a avaliação de um profissional da área da saúde. Não se auto medique.

Mantenha uma rotina que envolva atividades físicas, diminua o uso de aparelhos eletrônicos à noite, evite o consumo de bebidas com cafeína ou estimulantes. Ao começar a anoitecer, vá desacelerando o seu cérebro, tome um banho relaxante, diminua as luzes da sua casa, evite comer muito tarde e opte por alimentos mais leves de fácil digestão.

Mudando os hábitos e com a ajuda de um profissional qualificado seu sono terá a qualidade necessária para que corpo e mente estejam sãos.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão aptos a lidarem com idosos com problemas de insônia crônica. Ter um cuidador em casa, para você ou para seu familiar é, sem dúvida, a melhor escolha que você pode fazer para o processo de envelhecimento ser mais saudável e prazeroso! A companhia e o cuidado colaboram para a saúde física e mental de todos nós! Conheça nossos serviços entrando em contato com nossa equipe!


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços para idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.