16
abr

Você sabe o que é Síndrome de Borderline?

É um transtorno de personalidade que gera mudanças comportamentais, também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe, que tem seu desencadeamento gerado a partir de uma combinação de alguns fatores envolvendo a genética e heranças familiares, além de fatores culturais e ambientais que elevam a oportunidade de surgir o Transtorno de Borderline. Pesquisas indicam que pessoas que tiveram uma infância com traumas, causado por violência doméstica, conflitos familiares e separação, tendem a desenvolver a síndrome. Isso ocorre porque o organismo, quando exposto a situações como estas, libera substâncias que regulam as emoções.

Sabendo disso, devemos dar atenção especial a saúde mental das nossas crianças para que, futuramente, não desenvolvam este tipo de transtorno.
Agora, se já estamos na fase adulta e o transtorno já está instalado, é hora de cuidarmos das nossas emoções e das emoções dos que estão a nossa volta.

Especial atenção para algumas características que são típicas do Transtorno de Personalidade Borderline, sendo mais comuns na maioria das pessoas acometidas por esta síndrome.

1. Apresentam falas ou comportamentos suicidas com frequência
2. Dificuldade intensa para controlar a raiva
3. Esforços muito evidentes para evitar situações de abandono real ou mesmo imaginário
4. Gastos compulsivos, mesmo sem ter condição financeira para tal
5. Humor intenso, com grande variação
6. Idealizam um par ideal. Quando se frustram, deixam de “amar” de modo raivoso e fulminante
7. Queixas recorrentes de sensação de vazio, solidão, rejeição social
8. Relações intensas, mas muito instáveis, tanto com amigos, como com familiares
9. Tendência à distorção da autoimagem incluindo baixa autoestima
10. Tendência para comportamentos autodestrutivos incluindo autoagressão

A ciência ainda não descobriu a cura para o problema, porém a busca pelo controle é sempre essencial. Buscar por profissionais que possam fazer a intervenção diante da síndrome, além de ajudar na reabilitação do equilíbrio emocional, minimizando os impactos negativos é o mais adequado.

Existem medicamentos psicotrópicos que podem atenuar as oscilações de humor e das comorbidades subjacentes. A terapia, tanto emocional, quanto física, deve ser o braço direito do tratamento. Ocupar a mente e o corpo, focar a atenção e as emoções para atividades prazerosas tende a dar uma balanceada nos sintomas.

Agora, se você ou algum familiar possui características do Transtorno de Personalidade Borderline não deixe de buscar por um profissional qualificado para realizar uma avaliação e, posteriormente, dar continuidade ao tratamento.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre dispostos a compreender e auxiliar os idosos e seus familiares nos mais diferentes tipos de problemas oriundos do avançar da idade. Com carinho, atenção e respeito, nossos cuidadores contribuem para a melhora da qualidade de vida e bem-estar dos que a nós são confiados! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP) e ABC, nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.