20
abr

Idosos, muitas vezes com os medos que assolam a chegada da terceira idade, como a solidão, as perdas, o abandono do mercado de trabalho, a falta de rotina, começam a sentir depressão, ansiedade. Em 2018, a OMS (Organização Mundial da Saúde) trazia dados que o nosso país é o segundo mais depressivo do mundo, com 9,3% de pessoas com depressão. Em 2019 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra ainda que a prevalência da doença está nas mulheres (14,7% contra 5,1% dos homens) com maior incidência entre 60 a 64 anos (13,2%).

Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que a maturidade da terceira idade impede que os conflitos da vida atrapalhem sua saúde emocional. Engano! Os medos que cercam a vida de todos nós, estarão sempre presentes em cada fase da nossa vida. Uns, com mais força em determinada idade, outros em outra fase da vida. Mas estarão sempre ali: aflorados ou adormecidos, mas presentes!

Por este motivo, cuidar da saúde emocional é, sem dúvida, a melhor maneira de se preservar a saúde mental. Muitos idosos, inclusive, têm dificuldade de entender o seu sentimento, demoram a procurar ajuda e vivem crises emocionais sozinhos. A falta de conhecimento diante dos tratamentos psicológicos, a falta de um diálogo aberto e franco entre os familiares, faz com que o idoso se isole cada vez mais ou, ainda, desenvolva outras patologias decorrentes da depressão.

O ideal seria que todos cuidássemos da nossa saúde emocional em todas as etapas da nossa vida! Desta forma, criaríamos resiliência para enfrentar os desafios ou, ao menos, estaríamos mais conscientes das nossas emoções, das nossas limitações, fazendo com que as pessoas pudessem ter uma harmonia melhor entre o seu sentimento e a sua vida cotidiana.

O corpo vai dando sinais de que a saúde emocional não está bem! Ficar em alerta para estes possíveis sintomas é, sem dúvida, essencial para que a busca pela ajuda aconteça com brevidade:

-Apatia
-Cansaço
-Crises de choro
-Dores no corpo
-Falta de apetite
-Insônia ou sono demais
-Perda de energia
-Tendência ao isolamento

Com a chegada da terceira idade, muitos medos e traumas infantis podem vir à tona. As perdas são mais frequentes, sejam de pessoas queridas, seja do emprego, seja de funções biológicas como visão, audição, mobilidade. As mudanças sociais, físicas e emocionais são constantes na vida do idoso que, na maioria das vezes, não está preparado para lidar com elas.

Os familiares mais próximos podem até identificar que algo não está bem e sinalizar ao idoso. Mas, fazê-lo buscar ajuda nem sempre é fácil! A demanda social ainda tem vários pré-conceitos com os tratamentos mentais, sejam com psiquiatra, sejam com psicólogos. É como se eles assumissem que não conseguem mais dar conta de tudo! Como se estivessem fracassando. Não conseguem, com facilidade, entender que a necessidade de ajuda pode ser até passageira e que trará ganhos significativos para sua vida social e emocional.

Manter o idoso ativo, com leituras, novas aprendizagens, contatos sociais (mesmo que por mídias digitais, como vivemos em tempos de Pandemia) são de extrema importância para que as funções cognitivas estejam sempre em atividade e, notando algo de diferente em sua rotina, não deixe de buscar ajuda!

A equipe de parceiros da LifeStars Cuidadores está sempre de prontidão para atendê-los! Ter com quem conversar, ter companhia para dividir a rotina é um acalanto para muitos idosos! Conheça nossos serviços entrando em contato com a nossa equipe.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.