06
abr

A pressão arterial acima do normal, conhecida como hipertensão, é um fator de risco para a saúde de muitos brasileiros, atingindo 50% da população acima de 60 anos. Dentre os possíveis problemas que a pressão alta pode causar, podemos citar o AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como derrame, o infarto e a paralisação dos rins.

Manter a pressão arterial dentro dos limites médicos indicados é uma tarefa bastante difícil para alguns pessoas. Mas, a rotina regrada, pode ajudar (e muito!) no controle.

Situações de grande estresse, por exemplo, pode ser um fator externo desencadeante da oscilação de pressão, sem que a pessoa seja hipertensa, você sabia? Então, mantenha sempre a calma!

Abaixo, deixamos algumas dicas que poderão te auxiliar no controle da pressão arterial.

1 – Emagrecer e controlar o peso: manter o peso ideal para sua estatura, para sua idade é, sem dúvida, fundamental para que a saúde do corpo esteja sempre em dia! O sobrepeso gera uma carga maior de trabalho no coração, deixando o musculo cardíaco sobrecarregada, com mais propensão a infartos. A obesidade, por exemplo, gera o acumulo de gordura abdominal, favorecendo o aumento da insulina no sangue, retendo, também, mais sódio nos rins, gerando o aumento de pressão arterial.

2 – Praticar atividades físicas 5 vezes por semana: a prática de atividades físicas regulares, como caminhar, correr, andar de bicicleta, ajudam o metabolismo, pois durante a atividade física o corpo libera substâncias que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão. Vale ressaltar que, nenhuma atividade física deve ser realizada sem orientação e supervisão de profissionais qualificados, pois devem ser orientadas de acordo com sua idade, seus limites e sua condição física.

3 – Reduzir o consumo de sal: a ingestão de sal sem limites, pode gerar problemas de retenção de líquidos e a hipertensão. A quantidade de sal ideal para ingestão diária é de 5 gramas e, em geral, os brasileiros consomem o dobro! Opte por condimentos naturais como alho, salsinha, manjericão e outras ervas que possam somar sabor e qualidade de vida ao seu prato! Evite, também, alimentos industrializados que podem chegar a ter 70% mais sódio em sua composição.

4 – Investir em alimentos ricos em potássio e magnésio: o potássio é um mineral que estimula a eliminação do sódio pelo organismo, ajudando a prevenir a retenção de líquidos e a elevação da pressão arterial. É encontrado em abacate, banana, abóbora, leite e iogurte desnatado, além de lentilha e ervilha. O magnésio, por sua vez, promove a dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando no controle da pressão arterial. Esse mineral está presente em nozes, amêndoas, couve, escarola, aveia, cevada e arroz integral.

5 – Ficar longe do cigarro: além de ser porta de entrada para diversos tipos de câncer, promove a contração dos vãos sanguíneos, ajudando no aumento da pressão arterial e nos riscos de um AVC, incluindo os fumantes passivos, ou seja, aqueles que não fumam mas convivem com fumantes.

6 – Ter um sono de qualidade: dormir bem é coadjuvante de uma pressão arterial controlada, você sabia? Isso se dá pela ajuda na normalização dos batimentos cardíacos e a circulação! O ideal é que você durma de 6 a 8 horas diárias e ininterruptas. Pessoas com apneia do sono, devem buscar tratamento. Esta condição gera a liberação de adrenalina no corpo, colaborando para a contração dos vasos e aumentando a pressão arterial.

7 – Seguir orientações profissionais sobre o uso de medicamentos: a ingestão de alimentos sem consentimento médico é um risco para a saúde de todos! Em se tratando de pessoas que já possuem problemas de elevação de pressão arterial, o uso desregrado de medicamentos pode gerar outras complicações. Remédios como anticoncepcionais, anti-inflamatórios e dilatadores nasais podem gerar o aumento de pressão arterial, por exemplo.

8 – Fazer acompanhamento médico: sem dúvida a melhor escolha para a sua qualidade de vida! Realizar os exames de rotina e levando uma vida regrada, ou seja, seguindo as orientações médicas no que se refere a alimentação, atividades físicas, qualidade de vida em geral, trará a você conforto a mais!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este texto com pessoas que possam se interessar pelo assunto ou precisam saber destas informações.

Não esqueça que os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre à disposição para o cuidado de pacientes com diferentes comorbidades. O acompanhamento de pacientes com hipertensão requer cautela, responsabilidade e parceria com a equipe médica para que todas as atividades da rotina sejam cumpridas com êxito e, desta forma, consigamos manter a pressão arterial do paciente controlada. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato agora mesmo com nossa central de atendimento.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP) e ABC, nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.