26
mar

Estima-se que o número de idosos em nosso país ultrapassa a marca de 32,9 milhões. Os dados, indicados pelo IBGE, mostram que a tendência de envelhecimento da população brasileira vem se mantendo e apresentando crescimento, sendo maior a população com pessoas de mais de 60 anos do que a população de crianças até 9 anos de idade.

Entre os anos de 2012 e 2019, tivemos um aumento de 29,5% no grupo de idosos. O IBGE aponta que, até 2047 teremos um aumento populacional chegando em 233,2 milhões de brasileiros. Com queda para 228,3 milhões em 2060. Estima-se, também, que em 2060 tenhamos um aumento da população idosa chegando a 25,5% da população brasileira.

Contudo, notamos que as dificuldades da população idosa, em nosso país, continuam aumentando. Não temos uma política pública de qualidade voltada para esta parcela da população, nem tampouco, uma qualidade de vida considerável para os nossos idosos. A saúde pública, precária, não atende com qualidade a demanda de idosos crescente em nosso país. Os convênios, por sua vez, aumentam assustadoramente, o que não caminha junto com o valor da aposentadoria.

Nossa população de idosos também, muito mais ativa que em épocas anteriores, tem dificuldade de se manter ou de retornar ao mercado de trabalho, sendo vistos, muitas vezes, como “ultrapassados”.
Muito ainda temos que evoluir no tratamento de nossos idosos no que se refere a sua vida ativa socialmente.

Hoje, temos um avanço na busca pela qualidade de vida. Alimentação, esporte e lazer, começaram a se voltar para atender a população da terceira idade de maneira personalizada, olhando para esta parcela da população com cautela e com possibilidade de investimento. Academias, por exemplo, já possuem planos para idosos, com treinos individualizados ou em pequenos grupos, mas que atendem as necessidades dos idosos.

Na área de alimentação, muito tem se pesquisado sobre dar qualidade de vida através de uma dieta balanceada que, atrelada aos exercícios físicos, promovem o bem-estar das pessoas pertencentes ao grupo da terceira idade.

Com a chegada da Pandemia do COVID-19, idosos tiveram que se “conectar” para manter um pouco da sua vida social ativa. Aprenderam a usar as mídias sociais e os recursos tecnológicos. Enquanto tudo isso não cessa, é o único meio de manterem-se socialmente ativos.

Mas, nem tudo são flores… muitos idosos, ainda buscam ter um mínimo de qualidade de vida na velhice. Com a baixa aposentadoria, sem trabalho ou complementação de renda, dependendo da saúde pública, passam por grandes dificuldades.

Outro ponto que vale ressaltar é a solidão. Muitos se queixam de não terem companhia da família. Hoje, todos atribulados e ocupados com seus afazeres, deixam, muitas vezes, os idosos de lado, o que os fazem sentir-se depressivos.

Com tantas dificuldades a enfrentar, seguem em busca de bem-estar físico, social e emocional.

Que possamos ter um olhar atento aos nosso idosos, fazendo-os sentir-se importante em nossa trajetória, com suas experiências e visões de uma longa caminhada.

A equipe de parceiros da LifeStars Cuidadores está à disposição das famílias e dos idosos no que se refere ao tratamento individualizado do idoso. Seja no que se refere aos cuidados paliativos no campo da saúde, seja como uma companhia para os afazeres e lazer, seja para dar conforto e comodidade no seu dia-a-dia.

Entre em contato com nossa equipe, conheça nosso trabalho e nossa visão perante a terceira idade.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.