23
mar

Diabetes, a tão temida diabetes! Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil tem hoje, mais de 13 milhões de diabéticos. Com acompanhamento constate, esta doença limita a alimentação de muitos, o que geram dúvidas sobre o que se pode ou não comer.

Além da alimentação adequada, o diabético precisa de exercícios físicos constantes, medicação adequada e modificação do estilo de vida.
A dieta do diabético não precisa, necessariamente, de uma restrição total. Muitos alimentos nutritivos podem ser consumidos, incluindo alimentos naturais que podem ajudar a estabiliza o índice glicêmico.

Deixamos, abaixo, a sugestão de alguns alimentos que os diabéticos podem comer, devendo ser inseridos na dieta diária de todos os portadores da doença.

Verduras e legumes:
Investir na alimentação rica em verduras e legumes é, sem dúvida, preparar pratos coloridos e com indicativo de nutrientes necessários para a saúde. Quanto mais colorido, ou seja, quanto mais variedades, melhor. Opte por alimentos orgânicos, preferencialmente, uma vez que são livres de agrotóxicos.

Este grupo de alimentos são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes. Espinafre, por exemplo, é uma das opções mais indicadas, pois é rico em magnésio, cálcio e potássio. Ajuda na diminuição da pressão arterial, suas fibras contribuem para a redução do açúcar no sangue.

Grãos integrais
Os grãos são grandes aliados ao controle do índice glicêmico. São fontes ricas de fibras, ajudando a promover a saciedade e a manutenção do peso.
Linhaça, chia, quinoa, gergelim, são excelentes grãos para serem consumidos por diabéticos. A chia, por exemplo, é rica em ômegas 3 e 6, é fonte de cálcio, ferro e magnésio, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, contribuindo para o funcionamento intestinal e controle da glicemia.

Batata-doce
Um alimento com baixo índice glicêmico. Absorvido, lentamente, pelo organismo, o que evita picos de insulina e ajuda no controle da diabetes.

Ovo
É uma boa fonte de proteína, gorduras saudáveis e vitaminas D e B12. Ajuda a promover a saciedade, regular a sacarose e os níveis de açúcar no sangue.

Leguminosas
Feijão, lentilha e grão-de-bico são alimentos que ajudam a evitar grandes oscilações de açúcar no sangue além de serem ricos em fibras solúveis, vitaminas, proteínas e antioxidantes.

Canela
Especiaria de cheiro marcante, ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), aumentando a sensibilidade à insulina. Sua ação termogênica, bastante explorada, por quem quer perder peso é, sem dúvida, grande aliada ao controle da diabetes.

Gorduras saudáveis
É preciso, escolher fontes saudáveis de gordura, que forneçam ômega 3 e outros ácidos graxos. Óleo de coco, nozes, amêndoas, castanhas e azeite de oliva são boas opções. Vale lembrar que esses ingredientes são bastante calóricos e devem ser consumidos com moderação.

Maçã
Uma fruta versátil, prática, e que atende à saciedade entre uma refeição e outra. Sua casca contém uma fibra chamada pectina, importante no controle da glicemia e ajuda a combater o mau colesterol. Tem baixo índice glicêmico, ajudando na manutenção do peso.

Quem possui diabetes, precisa aprender a ler rótulos dos produtos, antes de consumi-los. Inclusive os produtos diet também podem causar confusão, pois nem sempre são sinônimo de isenção de açúcar.

Quais alimentos devem ser evitados por quem tem diabetes? Listamos alguns:
• Açúcar e doces em geral
• Arroz, batatas
• Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados e afins
• Bebidas alcoólicas em geral
• Chocolates, biscoitos, bolos e guloseimas
• Mel, geleia de frutas, compotas
• Pães, farinha e massas brancas
Comer pouco e a cada 3 em 3h é essencial.

A equipe de parceiros da LifeStars Cuidadores está apta a realizar um trabalho de cuidados para pacientes que são portadores de diabetes. Auxiliando na medicação prescrita pelo médico, ajudando na alimentação e na organização do cardápio prescrito pelo nutricionista ou pelo médico de cada paciente.

Estamos sempre em alerta para que a dieta seja respeitada visando a qualidade de vida e de saúde dos nossos clientes. Entre em contato com nossa empresa e conheça mais sobre os nossos serviços.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.