19
mar

Medicamentos são drogas que, dependem da dosagem curam ou matam! Sim, o uso indiscriminado de medicamentos pode ser muito prejudicial a saúde de todos, em especial dos idosos, que já possuem o metabolismo em constante transformação devido ao avançar da idade. Um dos pontos a ser considerado é que, com o passar do tempo, perdemos um pouco da capacidade de processar medicamentos devido à diminuição das funções renais e hepática. Com o aumento da gordura corporal, também, passamos a reter os medicamentos em nosso organismo por mais tempo. Isso aumento a sensibilidade do idoso aos efeitos colaterais.

Alguns idosos passam a velhice ilesos aos efeitos colaterais, uma vez que tomam pouco ou nenhum medicamento. Outros, acumulam efeitos colaterais devido ao uso de vários medicamentos para várias doenças.

Uma pesquisa publicada nos EUA, realizada com 2.361 idosos e 405 cuidadores, mostrou que 40% dos cuidadores mencionaram que o idoso sob seus cuidados tomava, por dia, seis ou mais medicamentos. Considerando os idosos com mais de seis doenças crônicas, um em cada três tomam mais de 10 medicamentos ao dia. O que chama atenção é que alguns destes medicamentos não são indicados para idosos e tanto eles, quanto os cuidadores, desconheciam este fato.

A pesquisa indicou que mais da metade dos idosos e quase 50% dos cuidadores, desconheciam o fato de que idosos deveriam evitar o uso de certos medicamentos, como: ansiolíticos, indutores do sono, antialérgicos (vendidos sem receita nas farmácias) e alguns medicamentos para diabetes.

Alguns medicamentos, como os anticolinérgicos, ansiolíticos e antipsicóticos, podem piorar a função cognitiva e causar confusão mental além de aumentar o risco de quedas, com o uso de alguns tipos de remédio para hipertensão, por exemplo.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) adverte para o fato do uso indiscriminado de medicamentos como um fator importante na atenção à saúde do idosos. Assim como a desprescrição deve ser avaliada, uma vez que deve ser feito uma investigação considerando se a prescrição foi devido a um diagnóstico confirmado, se existe benefício no uso do remédio, se foi prescrito apenas para tratar efeitos colaterais de outros medicamentos.

Acima de tudo, vale ressaltar que, as pessoas idosas e seus cuidadores precisam estar sempre informados sobre os eventos adversos que podem surgir com o uso dos remédios, além de informar ao paciente e ao seu cuidador que, todo medicamento possui efeito colateral, verificando sempre se a sua necessidade se sobrepõe aos efeitos.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre atentos aos idosos que lhes são confiados, bem como a toda rotina de medicamentos que lhes são prescritos para que a dosagem seja ministrada de maneira correta, conforme indicação médica, seguindo à risca todo o tratamento. Nossos cuidadores são pessoas capacitadas para exercer a função, seguindo protocolos de segurança que viabilizem o cuidado do idoso de maneira segura e personalizada.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.