12
mar

A sarcopenia ou seja a perda da massa muscular, aumenta com a chega da terceira idade, embora comece a se manifestar por volta dos 30 anos de idade, quando nosso corpo reduz a produção de colágeno. A partir dos 50 anos, com a baixa de alguns hormônios a perda muscular começa a ser sentida com mais visibilidade, principalmente em mulheres.
Mas, não é necessário aprender a viver com esta deficiência se podemos minimizá-la! Afinal, perder a força física e muscular pode trazer diversos problemas secundários, incluindo quedas e fraturas.

Manter uma alimentação rica em colágeno, manter exercícios físicos regulares em sua rotina, são sempre bem-vindos!

Abaixo, listamos algumas dicas de como prevenir / minimizar os efeitos da sarcopenia em nosso organismo, oferecendo uma qualidade de vida mais positiva e sem grandes problemas.

1.Praticar exercícios físicos (leves ou moderados) que possam envolver a força e a resistência muscular é, sem dúvida, essencial. Sugerimos: musculação para terceira idade, pilates, hidroginástica.
2. Caminhadas ao ar livre, que colaboram para a circulação sanguínea, produção da vitamina D e auxilia na performance do corpo como um todo.
3. Inserir, em seu cardápio, uma dieta rica em proteínas, incluindo carnes magras, ovos, derivados de leite e outras fontes proteicas durante o dia.
4. Consumir água em abundância, ajuda na saúde das células, incluindo as musculares.
5. Estar em dia com as visitas aos profissionais de saúde como geriatra e clínico geral, mantendo os exames sempre dentro da rotina indicada pelos profissionais.
6. Evitar o tabagismo e o consumo em exagero de bebidas alcoólicas, pois comprometem a salubridade das células e reduz a massa magra.

Tem dúvidas de quais exercícios físicos são os mais indicados para você? Gostaria de ter um cardápio balanceado para suas refeições? Não deixe de questionar o seu geriatra, ou seu cardiologista. Procure um nutrólogo ou nutricionista. Manter qualidade de vida, com exercícios físicos e alimentação correta é, sem dúvida, o melhor investimento que você pode fazer por você!

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre presentes seja para seguir as orientações dos profissionais de saúde, fazendo supervisão na rotina do idoso, seja como companhia durante as atividades físicas desenvolvidas. Ter um cuidador é estar um passo além das suas necessidades. Um profissional capacitado faz toda a diferença na rotina e no bem-estar dos idosos que precisam de cuidados especiais. Contate-nos! Conheça nossa equipe!

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.