09
mar

Você sabia que temos botões gustativos em nossa boca? Estes botões são responsáveis pela percepção dos sabores dos alimentos. Eles estão espalhados por toda a nossa boca: língua, céu da boca, epiglote, faringe, laringe.

Mas, você sabe como sentimos o gosto através destes botões? Ao tocar estes botões, as substancias químicas presentes nos alimentos desencadeiam um impulso nervoso.

Normalmente, pensamos em quatro sabores: doce, salgado, azedo, amargo. Porém, existem estudos que já identificaram um quinto sabor, chamado de umami. De origem japonesa, a palavra significa “gosto saboroso e agradável”, podendo se remeter ao consumo de carnes, leites, cogumelos, tomates, molho de soja, queijo parmesão… e há quem diga que um sexto sabor logo estará por aí: kokumi. Relacionando ao sabor presente no alho, cebola, vieiras.
Mas, a dúvida que muitos têm é: o paladar muda com o tempo? A resposta é SIM.

Isso se pauta em duas vertentes: hábitos sociais e desenvolvimento corporal.

Na infância, tendemos a apreciar mais alimentos doces, o que se relaciona ao leite materno. Ainda na infância, passamos a não gostar (nem provar!) alimentos como jiló, brócolis, couve, espinafre… ou outros legumes e verduras.

Chamamos isso de neofobia alimentar, ou seja, medo de provar o novo sabor e lhe causar algum mal. Com o tempo, estes alimentos passam a ser aceitos, afinal, sempre ouvimos que eles fazem bem para a saúde! Quando adultos, relacionamos os alimentos a situações de prazer, então, estes se tornam nossos preferidos. Assim vale para alimentos que não podemos nem ver, pois remetem a algo ruim.

A linha de pesquisa que relaciona a mudança de sabores ao desenvolvimento do corpo, traz as alterações fisiológica que passamos com o avançar da idade, trazendo interferências ao nosso sistema gustativo. Apenas um terço dos botões gustativos iniciais ainda estão presentes em nossa boca. Daí se intensifica a apreciação dos adultos pelos gostos intensos.

Quando entramos na terceira idade, a quantidade de botões gustativos começa a diminuir sem regeneração. Com base nisso, notamos que muitos idosos começam a diminuir o prazer pelos alimentos, pois se queixam de não sentirem o sabor. Outro fator influente é o olfato. Por meio dele sentimos o cheiro e, assim, nos é despertado o desejo pela comida. Com a velhice as células olfatórias vão se degenerando, perdendo a capacidade de sentir o aroma, por consequência, o sabor. Aí se explica o porquê dos mais velhos reclamarem que a comida esta sem sal…

Medicamentos, tratamentos de saúde (como quimioterapia, radioterapia, por exemplo) podem influenciar nos sabores, também.

Como sugestão, indicamos que você diversifique o máximo possível suas refeições, introduzindo condimentos e ervas naturais no tempero, variando os tipos de sabores. Isso irá despertar seu desejo olfativo e gustativo.
Aprecie a comida, coma devagar, sem interrupções, sem outras distrações. Procure mastigar bem, a fim de ir observando os sabores.

Gostou das dicas? Procure para saber mais procure um nutrólogo ou nutricionista para lhe ajudar a balancear um cardápio, considerando, além dos fatores nutricionais, o fator dos sabores.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre de prontidão para realizar orientação e cuidado. Estamos sempre em busca de capacitação dos nossos parceiros para que o serviço prestado seja exímio. Não deixe de entrar em contato com nossa central de atendimento e solicitar um orçamento.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de serviço diferenciado para idosos em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.