26
jan

Quando chegamos à terceira idade podemos ter algumas perdas funcionais que podem (ou não) impactar a autonomia. Diante desta possibilidade, muitas pessoas já começam a se preocupar com as limitações que podem interferir na sua autonomia.

Com a chegada da terceira idade, chegam também sentimentos de medo, insegurança, solidão. Sentimentos como estes começam a interferir não somente na saúde mental do idoso, mas também se somatizando às doenças crônicas já existentes ou que podem vir a surgir.

A depressão é bastante comum nos idosos, porém não aceitável, ou seja, devemos estar atentos aos idosos e, com isso, mantê-los em exercício, em dinamismo, para que as doenças mentais não sejam presentes.

Notando qualquer sinal de depressão, angustia, medo, não deixe de procurar um profissional para lhe ajudar a entender estas questões.

Abaixo, listamos alguns sinais de que algo está errado com a saúde mental do idoso. Confira:

• Alterações no humor
• Choro constante
• Mania de doenças sem causa aparente
• Negligência com a higiene pessoal
• Problemas para dormir
• Tristeza profunda

Alguns cuidados podem evitar o desenvolvimento desse tipo de doença. Trouxemos quatro condições que podem ser o start de problemas mentais na terceira idade e que podem ser cuidados.

1. Alimentação saudável
Manter uma rotina de alimentação saudável, equilibrada, auxilia o corpo e a mente a se manterem saudáveis. Cálcio e porteira, em sua maioria, são benéficos à saúde, assim como, açúcar (em excesso), sódio e gordura devem ser evitados na dieta.

2. Prática de atividades físicas
Além de proporcionarem a sensação de bem-estar, por liberar a endorfina que é o hormônio do humor, a atividade física regular fortalece os músculos, evitando quedas e traumas. Atividades de baixo impacto como hidroginástica e caminhada são excelentes dicas para manter-se em exercício, além de ajudar na socialização.

3. Interação com família e amigos
Manter-se em contato diário com amigos e familiares, seja pessoalmente (o que não pode ocorrer neste momento de Pandemia devido a proliferação do COVID-19), seja por meios digitais. O fundamental é estar sempre colocando o papo em dia!

4. Hábitos saudáveis
Agregar boa alimentação as práticas de exercícios físicos, além de um boa noite de sono, são fundamentais para que possamos ter uma excelente qualidade de vida. Procurar aprender algo novo, mantendo a atividade cerebral sempre em dia é fundamental, também.

Se você é idoso ou conhece algum, esteja sempre atento aos hábitos saudáveis de vida para que sejam alavanca para uma vida saudável e plena. Mantenha-se ativo, animado e em contato com pessoas altruístas.

Lembre-se que, se você precisar de profissionais capacitados para lhe fazer companhia, cuidar de você ou dos seus, com conhecimentos específicos do público da terceira idade, a LifeStars Cuidadores possui excelentes parceiros para você. Conheça nosso trabalho, entrando em contato conosco.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Nossos cuidadores de idosos atendem em toda região de São Paulo (SP), nos bairros Jardim Paulista, Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.