22
jan

O processo natural de envelhecimento humano, traz com ele o desequilíbrio de alguns órgãos que, com o passar dos anos, apresentam desgaste. Os olhos são um dos órgãos afetados, seja em decorrência da própria idade, seja em decorrência de outras doenças que ocasionam seu envelhecimento.

A seguir, trazemos algumas das principais doenças oftalmológicas que acometem os idosos. Conhecendo cada uma delas você pode identificar possíveis sintomas e buscar ajuda médica com mais rapidez.

1.Presbiopia: é uma doença que afeta o cristalino (lente do olho que dá o foco dinâmico). Após os 40 anos, o nosso cristalino começa a endurecer, perdendo sua funcionalidade. Conhecida também como “vista cansada”, a pessoa passa a ter dificuldade de enxergar de perto, tendo piora progressiva, tendo seu ápice por volta dos 60 anos de idade. Com o avanço da ciência, existem cirurgias rápidas e práticas para corrigir este problema.
2.Catarata: é uma doença decorrente do envelhecimento do cristalino. Já existem estudos que discutem a “Síndrome Disfuncional do Cristalino”, que envolve a Presbiopia e a Catarata. O cristalino começa perder a transparência, ficando opaco, após o 50 anos de idade. É uma das principais causas de cegueira reversível do mundo, segunda a OMS – Organização Mundial da Saúde.
3.Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): por volta dos 50 anos de idade, a retina passa acumular “sujeira”, causando distorção de imagem, até a perda da visão. Como prevenção desta doença é indicado o consumo de folhas verde escuro (espinafre, agrião, rúcula, couve, brócolis), além de milho, abobora japonesa, gema de ovo, dentre outros alimentos que auxiliam na saúde ocular.
4. Olho seco: em períodos mais secos os olhos já tendem a perder a lubrificação e, com o passar da idade isso piora. O uso de colírios próprios para hidratar é fundamental para a saúde ocular.
5.Glaucoma: o glaucoma em idosos, vem juntamente com a Catarata, pois o embaçamento do cristalino ocorre junto com seu aumento, causando, em alguns casos, a obstrução do canal de saída do líquido intraocular.

A terceira idade requer muitos cuidados e, por este motivo, devemos nos preparar para a chegada dela com qualidade.

Podendo identificar sintomas de problemas, temos como procurar ajuda com mais brevidade, seja para nós mesmos, ou seja, para nossos entes queridos.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores possuem expertise para realizar o cuidado de pessoas com doenças oculares, incluindo aquelas que perdem a visão. Nossos parceiros estão sempre em constante aperfeiçoamento em busca de oferecermos um serviço de qualidade aos nossos clientes.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Nossos cuidadores de idosos atendem em toda região de São Paulo (SP), nos bairros Jardim Paulista, Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.