07
dez

Você deve estar se perguntando: como diversificar as atividades do meu familiar de modo a manter o cérebro dele(a) ativo por mais tempo, trazendo longevidade com mais qualidade de vida?

Provar comidas novas, aprender regras de um novo jogo, fazer novas leituras, fazer exercícios físicos, trazem benefícios enormes ao cérebro, mantendo-o sadio.

A perda da capacidade mental, que não é normal ao envelhecimento, pode ser prevenida através de mudanças no estilo de vida. É o que apontam estudos recentes, que comprovaram as consequências de mudanças no estilo de vida como fator de proteção contra doenças que afetam o funcionamento do cérebro. Segundo Adalberto Studart Neto, neurologista do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), o mais emblemático é o FINGER (Finnish Geriatric Intervention Study to Prevent Cognitive Impairment and Disability), publicado na revista britânica The Lancet…. Nesse estudo finlandês, 1260 idosos, sem demência, participaram de uma pesquisa. Entre eles, idosos entre 60 e 77 anos, que por dois anos foram analisados em dois grupos. Um dos grupos de controle, cujos idosos receberam apenas a orientação quanto às mudanças de hábitos. O outro grupo, de intervenção, os idosos foram inseridos em programas de readequação de estilo de vida.

A mudança da dieta, a regularidade física, o controle de risco de acidentes cerebrovascular (que controlam hipertensão arterial, diabetes e colesterol), além de treino cognitivo. Os idosos cujo grupo foi submetido a intervenção, teve menor incidência no declínio cognitivo e um melhor desempenho nos testes neuropsicológicos. Estes resultados mostram o quanto é importante um estilo de vida saudável para que haja um envelhecimento saudável.

Seu familiar gosta de aprender coisas novas? Seu familiar gosta de mais desafios?

Nós da LifeStars Cuidadores conta com uma equipe de gerontólogas que juntamente com a equipe multiprofissional que estuda individualmente o seu familiar e propõe atividades que trarão benefícios ao seu cotidiano. Sejam eles ganhos e aprendizados, ou como também preservação das habilidades atuais.

O centro do nosso sistema nervoso, é o responsável por reter a aprendizagem adquirida, estabelecendo o que denominamos de reserva cognitiva, ou seja, a capacidade da pessoa em nutrir a sua cognição conservada mesmo apresentando alterações de doenças cerebrais.

As atividades físicas, por exemplo, potencializam a aprendizagem, uma vez que as atividades liberam cortisol. Cabe lembrar que, para que haja estímulo cerebral a atividade deve ser realizada sem repetição, ou seja, durante o dia a dia, é necessário modifica-las criando desafios para que o cérebro esteja em constante aprendizagem.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com confusão mental através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos home care em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.