27
out

Bons hábitos de saúde, de alimentação, são fundamentais para que o idoso goze de uma terceira idade mais sadia e com vigor.

O câncer, por exemplo, é uma doença ainda de causa desconhecida, mas sabe-se que existem fatores que podem ser colaboradores para o seu desenvolvimento. Os tumores, na terceira idade, são, em sua maioria, originários de maus hábitos e estilo de vida frágil ao longo de anos. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) indica que pessoas com mais de 65 anos possuem onze vezes mais probabilidade de desenvolver um tumor que pessoas de menor idade.

O sedentarismo, a alimentação não saudável, principalmente aquela baseada em carnes vermelhas, o tabagismo e o alcoolismo, aumentam significativamente as chances de o câncer aparecer.

O câncer de pele, por exemplo, com exceção do melanoma, é muito frequente após anos de exposição solar. Na terceira idade, são mais recorrentes o aparecimento de câncer de estômago, intestino, leucemia, mama, próstata e pulmão.

Como sinais de alerta, devemos estar atentos à sintomas como: emagrecimento inexplicável, falta de apetite, alteração do hábito intestinal, como constipação ou diarreia, perda de sangue nas fezes, cansaço excessivo, pele amarela ou palidez.

Quando detectado com brevidade, a chance de tratamento eficaz e cura, são maiores. Por este motivo é de suma importância a realização de visitas periódicas ao seu médico de confiança. Os exames preventivos, que monitoram as doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, osteoporose são de grande valia na avaliação de outras possíveis moléstias. Solicitando um simples hemograma o médico pode ter indícios de uma leucemia, por exemplo.

Se você tem mais de 60 anos e alguma doença crônica, deve visitar seu médico a cada seis meses (ou antes, se necessário) e, se não há presença de doença crônica ou nenhuma outra queixa, os exames preventivos devem ser realizados anualmente.

O tratamento de cânceres é sempre multidisciplinar a fim de priorizar a saúde do paciente. Geriatra, oncologista, cirurgião, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, dentre outros, são fundamentais para que o tratamento tenha sucesso.

A presença de especialistas como fonoaudiólogo e fisioterapeuta, por exemplo, são essenciais para que não aumente o risco de trombose e complicações pulmonares, devido a radioterapia e quimioterapia, além de problemas como broncoaspiração.

Outro fator a ser considerado é a forma como o paciente recebe a notícia do seu diagnóstico. Acolhimento, partilha das diretrizes do tratamento, sem falsas esperanças, mas traçando um plano de ações sóbrio, humano e em conjunto com a família tendem a dar mais ânimo e esperança aos pacientes.

Em muitos casos a família precisa de um cuidador para auxiliar no trato com o paciente. Muitos ficam acamados, ou fazem uso de cadeiras de rodas, durante o tratamento. É fundamental que o cuidador seja especializado e possa contribuir no tratamento. Desta forma, colocamos nossa equipe de parceiros à disposição.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos serviço diferenciado para idosos e uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Se você procura por cuidador de idosos na Chácara Flora ou qualquer outra região de São Paulo nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros, estamos prontos para atendê-lo.