30
out

Temos notado, aqui na LifeStars Cuidadores, que as queixas de quedas de idosos estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas idosas. Seja por fraqueza muscular, falta de equilíbrio, osteoporose, falhas na visão, dentre outros problemas o que pode causar até a diminuição da expectativa de vida do idoso. Os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 35% dos idosos acima de 60 anos e abaixo de 70 sofrem pelo menos uma queda por ano, aumentando para 42% acima dos 70 anos de idade. As quedas dos idosos, são consideradas perigosas pois deixam os idosos mais fragilizados. Sendo assim, todo cuidado ainda é pouco! Além de retirar tapetes, manter o chão sempre seco, cuidar para que o calçado seja de borracha e não escorregadio, nós, da LifeStars Cuidadores deixamos algumas dicas essenciais para que a casa seja organizada a fim de minimizar possíveis quedas dos idosos. Confira!

QUEDA NO BANHEIRO – por ser comumente um local menor, mais fechado e possivelmente mais escorregadio, retire tapetes que fiquem na área seca e utilize tapetes emborrachados ou pisos antiderrapantes na área do chuveiro, assim como mantenha em local de fácil acesso, sabonete, shampoo e toalha para que o idoso não precise se esticar para pegar. Caso seja necessário, providencie uma cadeira para que o idoso possa se sentar durante o banho, facilitando a higiene da parte inferior do corpo. Outra dica é manter papel higiênico próximo ao vaso sanitário e, se o idoso tiver dificuldade em se sentar e levantar fazer a troca para um vaso mais alto ou instalar barras laterais para apoio e sustentação, evitando a queda do idoso.

QUEDA NA SALA – por ser um ambiente com mais concentração de móveis, é importante ressaltar a retirada de tapete, mesa de centro e tudo que dificultar o caminhar ou que permitir a queda do idoso. Manter uma poltrona ou sofá especialmente para o idoso irá lhe dar subsídios para que crie uma rota e saiba onde está seu ponto de apoio. Alguns móveis podem ser fixados na parede ou no chão, tirando a instabilidade e permitindo que o idoso possa se apoiar sobre eles, minimizando a queda do idoso.

QUEDA NO QUARTO – manter a mesa de apoio da cabeceira fixa ao chão, pois muitas vezes é utilizada como apoio para se levantar. Outra opção é manter um abajur ao lado da cama, sobre a mesa de cabeceira, ou acoplado à cabeceira, com fácil acesso ao interruptor, pois facilita quando o for necessário o idoso levantar a noite. Retirar tapetes e manter a cama sempre nivelada, nem muito baixa e nem muito alta. Manter uma cadeira para que o idoso possa se sentar para se trocar, caso não se sinta confortável em fazer sentado na cama. Trocar a roupa sentado, bem como calçar o sapato evita quedas, pois reduz a chance de desequilíbrio e vertigem pelo agachamento, não dando possibilidades para a queda do idoso.

QUEDA NA COZINHA – retirar passadeiras, manter cadeiras com encosto firme e que não escorreguem. Deixar o fogão sempre em local seguro, fora do circuito de maior circulação. Manter cabos de panela sempre virados para dentro do fogão, a fim de não ocasionar acidentes, caso o idoso passe perto do fogão e esbarre.

Minimizar as quedas do idoso e os riscos de acidentes é garantir a ele qualidade de vida e de empoderamento social.

A equipe da LifeStars Cuidadores (enfermeiras e gerontólogas) fazem uma anamnese (avaliação) inicial a fim de fazer um estudo do ambiente que o idoso vive, para que, junto com a família, possam identificar possíveis pontos que indiquem risco de queda do idoso, melhorando a disposição destes ambientes e avaliando possibilidades de adaptações que o deixem confortável e seguro.

A LifeStars Cuidadores possui cuidadores especializados que estão à disposição de idosos com fraturas, pós-queda, e que, de forma segura, possamos acompanhar seu processo de recuperação.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos serviço diferenciado para idosos e uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Se você procura por cuidador de idosos em Higienópolis ou qualquer outra região de São Paulo  nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros, estamos prontos para atendê-lo.