20
out

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o problema de catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira a novel mundial e acomete quase 30% da população nacional.

Neste texto iremos abordar as possíveis causas do problema, que pode ter fundo genético. O cristalino, parte do olho comprometida, passa por um processo de envelhecimento natural, porém é de suma importância que, através de cuidados e informações você consiga tomar algumas ações capazes de reduzir o impacto da doença.

Você sabe o que é catarata? É o acumulo desordenado de proteínas no cristalino, é uma espécie de lente natural que nós possuímos. Tal acumulo faz parte do processo de envelhecimento, além de termos, também, a catarata congênita. A visão fica constantemente embaçada, como se tivéssemos uma lente suja em frente aos olhos. A sensibilidade à luz é um dos problemas para quem possui catarata. Conviver com a luz intensa, com os raios solares é sempre um fator de angustia. A visão dupla também é outro fator preocupante para os acometidos por catarata. Se você fechar um olho, por exemplo, o que está aberto enxergará a imagem duplicada. As cores, também ficam desbotadas, sempre com tonalidade marrom e amarelada.

Existem meios de prevenção da catarata e listamos alguns a seguir:

O uso de álcool e cigarro – tanto o consumo excessivo de álcool quanto de tabaco podem ser fatores agravantes no processo de envelhecimento do cristalino, ocasionando catarata.

Diabetes – é um fator de risco para o desenvolvimento de catarata. Por este motivo mantenha sua diabetes sempre controlada, com visitas regulares ao seu médico de confiança.

Raios Solares – raios solares, ou seja, raios ultravioletas, são nocivos a visão, podendo desenvolver a catarata. Desta forma, faça uso de óculos solares que protejam 100% sua visão. Utilize, sempre que possível, chapéu, boné ou viseira, a fim de reduzir a exposição dos olhos ao Sol.

Visite seu oftalmologista com frequência – por ser uma doença silenciosa, mantenha visita regulares ao seu médico de confiança. Desta forma, estará sempre em prevenção.

E você conhece o tratamento para catarata? O mais indicado é o processo cirúrgico, desta forma, o paciente volta a ter qualidade de vida, podendo ter uma visão com mais eficácia.

LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.

Se você procura por cuidadores em Higienópolis, a Lifestars está pronta para atendê-lo.