09
out

Você já parou para pensar (e escolher!) um trabalho manual que lhe traga satisfação e prazer? Não?! Então está na hora de buscar algo para ser colocado na sua rotina.

Vale pintura em tela ou tecido, crochê, tricô, cerâmica, mosaico, boneca de pano, marcenaria… Precisamos é manter as funções cerebrais ativas, além do desenvolvimento da coordenação visomotora.

Já existem estudos que indicam que os idosos que praticam atividades manuais se tornam mais lúcidos, trazendo uma avaliação positiva diante do raciocínio e da memória.

Com o passar dos anos, nossa motricidade tende a diminuir, se tornando limitante. Com isso, as articulações passam a ficar mais rígidas e o domínio motor sofre alterações negativas. Com as atividades manuais, mantemos as funções motoras, permitindo ganhos relevantes na destreza.

Você não precisa ter estas atividades com objetivos de lucros financeiros, podendo ser apenas uma atividade de lazer para presentear netos, familiares e amigos. Ações como estas promovem a socialização, a interação social, desenvolvendo a autoestima e a relevância positiva em torno de desafios e novos objetivos.

Observa-se que idosos que possuem uma companhia, um cuidador, em casa, são mais ativos que os institucionalizados, uma vez que, possuem as tarefas domésticas como afazeres, também importante no cotidiano da terceira idade, pois os deixam ativos e integrantes de uma rotina familiar. Ao contrário do idoso que se encontra em instituições, uma vez que a legislação não permite que ele exerça afazeres domésticos.

Muitos idosos agregam as atividades manuais ao uso das tecnologias (como já trouxemos em texto anterior – veja em nosso blog), aprendendo técnicas de artesanato assistindo vídeos, seguindo tutoriais. Isso gera autonomia, confiança e prazer, na medida em que se sentem capazes e lúcidos para desenvolver uma nova atividade de maneira “autodidata”, ou seja, visualizando e aprendendo sozinho!

Não deixe de fazer algo em seu benefício! Procure alguma atividade que lhe dê prazer e traga para seu cotidiano. Compartilhe essa atividade com seus amigos, familiares, vizinhos.

Aproveite para gerar novos saberes e novos fazeres em sua rotina!

LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.

Se você procurar por cuidador de idosos em Higienópolis ou em qualquer região de São Paulo, estamos à disposição para atendê-lo.