06
out

A autoestima é fundamental para que todo ser humano se sinta bem consigo. É notório o bem que a autoestima proporciona não somente para o físico, mas também para o psicológico das pessoas. Na terceira idade é fundamental manter a autoestima! Afinal, é a fase que as pessoas começam a sentir o “peso” da idade e, muitas delas, acabam deixando de se cuidar, além de gerar problemas como isolamento, depressão e frustrações.

Apreciar seus avanços, suas conquistas, seus saberes é, sem dúvida, crucial para o envelhecimento sadio. Precisamos estar sempre motivados para a realização de tarefas que nos dão prazer, cuidando da aparência, convivendo com a família e com os amigos, mantendo sempre a autoestima em alta.

Você sabe como podemos manter a autoestima na terceira idade? Veja algumas dicas que trazemos a seguir:

Elenque projetos e metas: a rotina agitada da juventude e da fase adulta nos estressam e nos adoecem, muitas vezes. Porém a falta de rotina e a ociosidade também geram desconforto. Por isso, é fundamental criar uma rotina de atividades prazerosas, sejam atividades físicas, manuais, de leitura, de escrita, de jardinagem, um novo instrumento a ser aprendido, um novo idioma, culinária, não importa! Observe o que você aprecia fazer e crie rotinas no seu dia-a-dia para que estas atividades sejam contempladas.

Conheça novas pessoas / evite o isolamento social: o contato com outras pessoas nos faz bem! Dividir saberes, compartilhar uma boa conversa, um café, uma “cervejinha”, um bate papo virtual (tão necessários nos dias atuais devido a Pandemia do Covid-19). O que não pode acontecer é deixar de estar junto de outras pessoas que lhe fazem bem. Crie novas amizades, ingresse em grupos de terceira idade, nos quais outras pessoas passam pelos mesmos anseios, medos e desejos que você. Essa fase de isolamento social físico vai passar e, enquanto não passa, não deixe de se conectar virtualmente com seus amigos!

Cuide da sua saúde e também da sua aparência: manter a vaidade não é preocupação apenas da juventude, é uma preocupação do ser humano! Não deixe de apreciar a sua beleza! Cuide dos seus cabelos, da sua pele, do seu corpo! Pratique uma atividade física que lhe dê prazer, tinja os cabelos, faça um novo corte, use maquiagem, faça a barba diariamente, cuide dos “quilos” a mais que estão lhe incomodando, compre uma roupa nova, um acessório novo! Mantenha-se bonito e bem, para você e por você!

Divida funções e responsabilidades: a idade chega, com ela as preocupações devem diminuir e não aumentar! Opte por atividades que lhe dão prazer, como ir buscar o pão na padaria, ir ao mercado, buscar o neto na escola. Fazer o café da tarde, preparar a sobremesa de domingo. Fazer um trabalho voluntário, escrever para um blog, registrar suas experiências e suas memórias em um diário aberto a todos, utilizando as mídias sociais. Conhecimento deve ser compartilhado e não guardado. Sinta-se útil e seguro das suas funções, mas daquelas que lhe dão prazer e que não são um fardo no seu cotidiano.

Apreciou as nossas dicas? Então, comece agora mesmo a estabelecer novos fazeres para a sua rotina, anime-se e mantenha sua autoestima sempre em alta! Você e sua bagagem de vida precisam ser úteis para as novas gerações que estão por vir!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.

Se você procurar por cuidador de idosos na Bela Vista ou em qualquer região de São Paulo, estamos à disposição para atendê-lo.