02
out

Entramos no mês de Outubro e, com ele, a Campanha Outubro Rosa e suas conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que o câncer de mama não acomete as mulheres idosas ou, que se acometer o risco X tratamento deve ser ponderado, achando que optar pelo não tratamento irá poupar a idosa de outras sequelas em decorrência do tratamento. Equivoco! O tratamento do câncer de mama deve acontecer em qualquer idade.
Pela legislação brasileira, idosos são as pessoas acima de 60 anos. A OMS considera acima de 65 e, na maior parte de estudos médicos, acima de 70 anos.

Mulheres com câncer de mama, acima de 70 anos, tem 20% de chances iniciais de vir a óbito pela doença em si. Porém, o que se observa é que metade vem a óbito por falta de tratamento ou pela procura tardia de um médico para avaliação.

Isso se dá porque boa parte dessas mulheres não fazem a mamografia de rotina, além de não reportarem aos familiares, cuidadores ou até ao médico geriatra, a alteração das mamas, ou a presença de nódulos.

O tratamento, em rega geral, segue a mesma linha de pessoas mais jovens. A radioterapia, por exemplo, é bastante indicada pois os efeitos colaterais são menores. Já o tratamento com medicamentos requer mais cautela, uma vez que pessoas de idade mais avançada possuem mais riscos cardíacos e de problemas com a medula óssea, gerando uma discussão acerca do uso da quimioterapia. Contudo, observa-se boa aceitação no bloqueio hormonal e na condução de terapias alvo.

Listamos alguns sinais que merecem atenção:

– Mudança de coloração do mamilo;
– Inchaço
– Dores frequentes
– Secreção ou sangue sendo expelida pelo mamilo

Fique sempre atenta aos sinais e, em caso de dúvidas procure por um ginecologista ou mastologista com urgência!

LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.

Se você procurar por cuidador de idosos nos Jardins ou em qualquer região de São Paulo, estamos à disposição para atendê-lo.