29
set

Do nascimento ao envelhecimento, nosso organismo vai passando por grandes avanços e metamorfoses. É uma constante transformação que, gera, novas aprendizagens e adaptações.
Erroneamente, muitas pessoas acreditam que, na terceira idade ficarão sem dentes e precisarão de prótese, mas não é bem assim!
O cuidado com a higiene bucal é fundamental não somente para a saúde da boca, mas dos órgãos internos também. Ter um “sorriso saudável” requer visitas ao dentista regularmente, escovação frequente, uso do fio dental de maneira correta, uso de enxaguante bucal (de preferência sem álcool) e redução do consumo de açúcar.
Uma das queixas da terceira idade é a boca seca. A produção de saliva pode diminuir, devido ao consumo de medicamentos ou até mesmo por alguns distúrbios metabólico. Uma dica importante é beber água com frequência e mascar chiclete!

Após os 40 anos, a gengiva se torna um entrave para muitos! O cuidado com ela é essencial e fundamental para uma boa saúde dos dentes. A má alimentação, a higiene bucal imprópria, o fumo, estresse e alguns medicamentos podem ser causadores destes problemas gengivais.
Outra queixa bastante comum nos idosos é a sensibilidade nos dentes. Com o avançar da idade a gengiva vai ficando mais retraída e, com isso, a raiz dos dentes mais à mostra. Por ser uma área sensível, porque não possuem proteção de esmalte, essa área fica mais dolorida ao se expor a alimentos muito quentes ou muito frios e aos doces.

E se o idoso usar prótese? Como proceder com a higiene bucal? Muito simples! É só seguir algumas recomendações, veja:
– Enxague, com água em abundância, a prótese para remover todos os resíduos de alimentos;
– Na sequência, escove a prótese com sabonete neutro. Você não leu errado! O uso de creme dental pode afetar o material.
– Dê preferência para escovas com cerdas macias ou, escova própria para a higienização da prótese.
– Para ter um hálito refrescante, escove a língua e o céu da boca com seu creme dental de preferência.
– Na hora de dormir, deixe sua prótese em local seguro e úmido. Não permita que ela seque! Coloque-a em um recipiente com solução própria para prótese ou com água pura e em temperatura ambiente.

Não deixe de visitar o seu dentista de confiança regularmente. Não deixe passar as dúvidas, as orientações e esteja sempre com seu sorriso radiante!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.