25
set

Sedentarismo não é positivo em nenhuma fase da nossa vida, não é mesmo? Porém, na terceira idade, os riscos para o sedentarismo aumentam, uma vez que o organismo precisa, ainda mais, de movimento, de atividade, de cuidados.

Com o avançar da idade, a disposição já não é a mesma, porém a necessidade de se manter ativo precisa “falar mais alto”, uma vez que a imunidade também diminui com o sedentarismo, sendo porta de entrada para outras doenças.
As atividades físicas são grandes aliadas no bem-estar. São responsáveis pela oxigenação do organismo, pela fluidez da respiração, pelo bom funcionamento vascular, fazem bem ao coração, fortalecem os músculos e, é uma “higiene mental”, como dizem.

A rotina de exercícios físicos, na terceira idade, devem ser sempre acompanhada pelo médico, seja o cardiologista, seja o geriatra. Além de manter uma rotina aliada a uma boa alimentação, agregando o acompanhamento de um personal físico e de um nutricionista.
Muitos médicos recomendam a atividade física por ser grande aliada no fortalecimento muscular (diminuindo as quedas), diminui a pré disposição a depressão e demais doenças de ordem emocional/ psíquica (exercícios físicos liberam serotonina e endorfina, regulando o humor e a sensação de bem-estar), combate o AVC – acidente vascular cerebral.
Deixamos algumas dicas de exercícios físicos que podem colaborar para que o sedentarismo fique bem longe da sua rotina!

1. Caminhada / Corrida / Corrida na esteira – em ambiente plano, externo ou, em casa/ academia na esteira, a corrida (respeitando o seu potencial, sem exageros), auxilia no ganho do equilíbrio, melhora a respiração. O indicado são 30 minutos diários, de início, por três vezes na semana. Aumentando a duração e frequência, de acordo com a orientação médica ou do profissional físico que o acompanha.

2. Yoga e Pilates – O Yoga é uma atividade física que combina a prática mental. Desenvolve força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, relaxa e acalma – mente e corpo – trabalha a musculatura, a respiração e as articulações, além de melhorar a postura, controlar a ansiedade, regula a oxigenação e auxilia na circulação sanguínea. O Pilates age no desenvolvimento e no fortalecimento muscular, proporciona flexibilidade, estrutura a respiração, mantendo o organismo em harmonia. É uma atividade que promove o relaxamento, estimula o sistema respiratório, amplia a mobilidade das articulações, alivia tensões, drena as linfas e elimina toxinas presentes no corpo.

3. Musculação – indicado para fortalecimento dos músculos da cintura e das pernas, o importante, na terceira idade, não é focar na carga do peso e sim na repetição dos exercícios. É uma atividade que melhora a respiração e a circulação sanguínea, também.

4. Hidroginástica – uma atividade de baixo impacto, com risco de queda pequeno, auxilia na respiração, melhora a circulação sanguínea, fortalece a musculatura, amplia a resistência do sistema cardiorrespiratório, além de promover a interação social.

5. Dança – além de proporcionar a interação social, importante na terceira idade, a dança possibilita o desenvolvimento da memória, do ritmo, da coordenação motora, amplia as possibilidades de movimento, atua no sistema cardiorrespiratório, além de proporcionar o fortalecimento muscular. É uma atividade que possibilita, inclusive, o uso do andador como um grande aliado!

Gostou das nossas dicas? Agende uma consulta com seu médico, verifique as possibilidades mais indicadas para você, escolha uma e, bom exercício!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.