09
set

Envelhecer é inevitável! A mudança do corpo, o envelhecimento das células e dos órgãos, são decorrentes do processo de evolução da espécie humana.
Cada parte do organismo reage de uma maneira, de acordo com cada pessoa, sem uma regra específica.
Os músculos, por exemplo, iniciam seu processo de envelhecimento em torno dos 30 anos e, são decorrentes, das alterações hormonais e fisiológicas, além da alimentação e do sedentarismo influenciarem neste processo.

A perda da massa muscular, enfraquece o corpo, diminuindo a força e o equilíbrio, o que pode gerar quedas.
Em paralelo, à diminuição dos tecidos musculares, o aumento da gordura corporal começa a ocorrer. Para se ter uma ideia, uma pessoa com 75 anos pode chegar a apresentar p dobro de gordura que tinha aos 25 anos de idade, ocasionando outras mudanças corporais que interferem na qualidade de vida do idoso. Uma das possíveis explicações para isso, se dá na queda de produção de testosterona nos homens, e progesterona e estrogênio nas mulheres, o que desacelera o metabolismo e aumenta o armazenamento da gordura do corpo.

Os ossos e as articulações também são afetados e, por volta dos 60 anos, a perda da densidade óssea e a osteoporose, passam a fazer parte da vida de uma grande parte da população idosa.

As mulheres, são as mais acometidas pela baixa densidade óssea, em decorrência da baixa de estrogênio, devido a menopausa. Com isso a fratura, em decorrência de queda passa a ser mais presente, podendo causar deformidade, inclusive na função respiratória e a deglutição. Com o avançar da idade, outros problemas também podem ocorrer devido ao desgaste da cartilagem, que reveste as articulações. Tendões e ligamentos perdem a elasticidade, gerando perda de movimentos, dor e declínio de qualidade de vida.

A pele, assim como outros órgãos, vai perdendo as suas funcionalidades, vai ficando mais fina, flácida e ressecada, resultante da desidratação natural do organismo, em decorrência da idade, somado à queda da produção de suor, colágeno e elastina. Além da perda de melanócito, o que ocasiona manchas, com mais facilidade, quando exposto ao Sol.

Os músculos que envolvem o pulmão também ficam mais enfraquecidos, deixando a respiração mais fraca, o que leva a menos oxigênio absorvido na inspiração. Os riscos de infecção passam a aumentar pois, a perda da força muscular, dificulta a eliminação de secreção e de microorganismos, pelas vias aéreas, correndo mais risco de infecções.

Boca, nariz e olhos, também passam por grandes transformações com a idade avançada. A boca, fica mais ressecada, pois há diminuição da saliva, dificultando a mastigação e a deglutição dos alimentos. A percepção do sabor passa a ter alterações devido a diminuição das papilas gustativas, fazendo-os a perder o prazer de comer.

O nariz, passa a ter suas paredes mais finas, ocasionando o ressecamento, diminuindo a capacidade de sentir os aromas.
Os olhos, por sua vez, passam a ter grandes alterações. Uma delas é a alteração do cristalino, diminuindo o foco, dificultando a leitura de perto, além de modificar a percepção das cores e do contraste. Olho seco, também é uma das queixas das pessoas idosas e, ocorre, devido a perda da função das glândulas lacrimais, diminuindo a lubrificação.

Por último, e não menos importante, o cérebro, também passa por um grande processo de envelhecimento. Lapso de memória, raciocínio lento, Dificuldade para a aquisição de novos conhecimentos, são decorrentes da perda de células nervosas e da capacidade de comunicação entre elas. O fluxo sanguíneo levado ao cérebro diminui, a doença de Alzheimer e a demência, são doenças que passam a fazer parte da rotina de muitos idosos, devido a perda da função cerebral.

Com tantas modificações do corpo, o ser humano precisa se adaptar às novas funcionalidades. O idoso precisa de acolhimento, conhecimento e troca de saberes com outros idosos para observar que, suas mudanças, também são presentes em outros, o que faz com que a aceitação, das novas condições, sejam mais facilmente compreendidas.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.