11
set

Toda a população está bastante ansiosa pelos dias que virão, seja pela economia instável, seja pelo medo de contrair o vírus, seja pela chegada da vacina, seja pela retomada da “vida normal”.

Com os idosos não é diferente! Porém o fato de já serem dependentes, muitas vezes, de familiares e cuidadores, estão os deixando ainda mais ansiosos, uma vez que sua limitação já estava comprometida. Os passeios, antes já restritos, acabaram de vez, as visitas diminuíram, o contato com os demais membros da família passaram a ser cada vez mais escassos, afinal o idoso faz parte do grupo de risco e, por este motivo, todo cuidado com sua saúde ainda é pouco!

Manter o idoso ciente de toda a situação que vivemos é uma maneira dele compreender a realidade e, refletir sobre ela.

Algumas dicas podem ajudar a amenizar a ansiedade dos idosos (e de todos nós!) neste momento conflituoso que vivemos, vejamos:

1. Elabore uma lista – mencione todas as pendências, todos os anseios e vá riscando da lista a cada atividade realizada.
2. Desabafe – converse com as pessoas ao seu redor, conte sobre seus medos, suas inseguranças, seus desejos. Troque experiências, amplie sua visão e suas relações.
3.Mexa-se – realizar atividades físicas é uma excelente dica para controlar a ansiedade. Os exercícios físicos liberam endorfinas calmantes que auxiliam no bem estar.
4. Aprenda a relaxar – práticas de meditação, ioga, auxiliam no processo de conscientização do eu interior e são excelentes aliados ao controle da ansiedade.
5. Realize atividades ao ar livre – seja uma leitura, um exercício, um plantio. Aprecie a paisagem, sinta o vento bater no rosto. Contemple.

E você sabe quando é necessário buscar ajuda médica para o controle da ansiedade?

Fique em alerta na presença de um ou mais sintomas que sejam presentes de forma constante:
– Tensão muscular e/ou fadiga
– Dificuldade de concentração
– Irritabilidade sem motivo aparente
– Preocupação constante
– Nervosismo
– Sudorese em excesso
– Coração acelerado
– Pernas dormentes ou amolecidas
– Sensação de desmaio
– Tremores
– Tonturas
– Ânsia de vômito
– Enxaqueca
– Dores abdominais

Busque ajuda de um geriatra ou de um psicólogo / psiquiatra quando os sintomas persistirem e atrapalharem a rotina. Com as mudanças que estamos vivendo neste últimos meses, os casos de crise de ansiedade vem aumentando significativamente e precisam de olhar clínico para que haja um tratamento adequado.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.