04
set

Ler é um ato prazeroso e muito bom para o desenvolvimento da criticidade, da memória, além de ampliar o conhecimento de maneira geral.
Na terceira idade, quando as funções cerebrais começam a diminuir, a leitura vem para ajudar a prevenir as demências, ou seja, melhora as sinapses que ocorrem entre os neurônios.
Criar o hábito de leitura não é uma tarefa difícil! Comece lendo por 5 minutos nos primeiros dias, depois aumente para 10 minutos e assim sucessivamente.

Prepare um ambiente para ser chamado de “cantinho da leitura”. Vale um sofá ou poltrona confortável, uma cadeira de balanços no quintal ou na varanda. Coloque uma mesinha de apoio ao lado e vá degustando um chá, um café ou um suco, durante a leitura. Se for ler a noite, certifique-se de ter uma luminosidade adequada para não forçar a visão! Separe este momento para você, para desfrutar desse prazer sozinho e com serenidade.

Os benefícios da leitura são inúmeros! Dentre eles, podemos destacar:

– Amplia o vocabulário
– Mantém as atividades cerebrais
– Diminui ansiedade e depressão
– Estimula a imaginação
– Desenvolve a inteligência

E como escolher o gênero literário? Opte por leituras que lhe dão prazer, sejam livros, jornais, revistas ou até gibis! A leitura precisa ser descontraída e não uma imposição.
Muitos idosos abandonam o hábito de leitura, ou deixam de desenvolvê-lo por causa da baixa visão, problema que incomoda muitos idosos. Porém, no mercado, já temos disponíveis diferentes tipos de lupa para leitura, que são grandes aliadas para que a atividade de leitura não seja dispensada. Vejamos alguns tipos:

– Lupa de mão – com ou sem iluminação acoplada
– Lupa de apoio – com ou sem iluminação
– Lupa de bolso
– Lupa tipo régua
– Lupa de pescoço

Deixamos, também, algumas dicas de leitura que podem ser de interesse:

– Como transformar a terceira idade na melhor idade (Autor Luiz Freitag)
– Conversas e memórias: narrativas sobre envelhecer (Autores Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues)
– Para sempre Alice (Autora Lisa Genova)

Viu como é fácil criar novos hábitos de leitura? Selecione títulos a serem lidos, organize-os e estabeleça um planejamento para desfrutar de cada um deles!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.