25
ago

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (VIGITEL – Brasil, 2019) o aumento de casos de diabetes mellitus teve um aumento de 34,5% de 2006 para 2019, com a prevalência de aumento dos casos da doença com o avanço da idade: pessoas com idade acima de 65 anos teve um crescimento de 23% em 2019 (última coleta de dados).

O diabetes tipo 2, mais prevalente na população idosa, pode estar associado ao sedentarismo e à obesidade, muitas vezes decorrente do avançar da idade.
A descompensação da glicemia, pode levar à casos de Alzheimer, neuropatia diabética (afetando os movimentos corporais), por exemplo. Vemos que, em idosos, a fabricação de insulina entra em queda. Como este é o hormônio responsável por inserir a glicose dentro das células, a ausência ocasiona a circulação de açúcar, sobrecarregando o pâncreas, que precisa trabalhar dobrado para produzir insulina!

Outro problema, também originário da diabete na terceira idade, é o enfraquecimento muscular. Isso ocorre porque os músculos consomem glicose, regulando os níveis no sangue e a sua ausência ou descompensação, pode culminar em problemas de instabilidade motora e perda de massa muscular.

Uma alimentação balanceada, saudável e com acompanhamento de Nutricionista, também pode auxiliar a manutenção da doença. Vejamos alguns alimentos que são indicados para consumo de pessoas acometidas por diabetes.

– Arroz, pão, macarrão, cereais (tipo muesli, de preferência integrais)
– Almeirão, acelga, escarola, vagem, abobrinha, chuchu, cenoura
– Pera, laranja, maçã, melão, melancia, mamão
– Queijo (branco), margarina, leite e iogurte (preferencialmente light)
– Carnes magras, como peru e frango, frutos do mar, peixes.

É importante ficar em alerta para alguns sintomas que podem indicar a presença de diabetes. Também é importante lembrar que, exames de rotina com geriatra e, endocrinologista, podem verificar a presença da doença com brevidade.

Para diabetes tipo 1, os sintomas mais comuns são:
– Urinar com frequência
– Fome, sede e fadiga em excesso
– Formigamento nas mãos e nos pés
– Dificuldade para cicatrização de ferimentos
– Perda de peso em excesso

Para diabetes tipo 2, os sintomas mais comuns são:
– Visão embaçada
– Dores nos membros inferiores – em especial nas pernas
– Urinar com frequência
– Fome, sede e fadiga em excesso

Se você notar a presença de alguns dos sintomas acima, associados ou não, vale uma visita ao seu médico de confiança! Não deixe de zelar pela sua saúde e pela saúde dos idosos do seu convívio!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.