28
ago

A presbiacusia, ou perda auditiva, é um processo natural de envelhecimento do organismo, que pode também ser causada por diabetes, hipertensão ou demais doenças que acometem os idosos.
Muitas vezes se considera a perda auditiva leve sem importância, o que é extremamente errado! Esta condição atrapalha (e muito!) a qualidade de vida dos idosos.
A falha de comunicação passa a interferir negativamente do contato social do idoso, fazendo-o se isolar das suas funções sociais, sejam familiares ou profissionais.
Toda perda auditiva, mesmo que considerada leve, deve ser acompanhada por um otorrinolaringologista e por um fonoaudiólogo, a fim de se avaliar quais recursos o idoso pode fazer uso para manter uma qualidade de vida satisfatória.

Vejamos quais são os graus de perda auditiva, que são calculados por um percentual que indica a perda:
1. Leve
2. Moderada
3. Moderadamente severa
4. Severa

O laudo obtido através do exame clínico, indicará a perda e suas necessidades de recursos para obter bons resultados. Nesta avaliação é considerado não somente o grau da perda em sim, mas qual o tipo, configuração, lateralidade, a fim de exemplificar a provação sensorial do paciente.
Um dos recursos mais utilizados, em casos de perda leve, é o aparelho auditivo, que possui função de devolver a audibilidade à pessoa.
Vale ressaltar que a perda auditiva é progressiva, o que pode fazer com que o paciente demore a notar, uma vez que o grau leve só o limita em conversas de tons mais baixos e em ambientes com ruídos ou desafiadores.

Um dos sinais de início de perda auditiva é a presença de zumbidos e a dificuldade de compreender conversas em ambientes com a presença de mais ruídos.
Diante da perda auditiva leve, o mercado já oferece aparelhos que variam de potência e tecnologia, sendo capaz de corrigir a perda de maneira satisfatória. A compra do aparelho deve ser acompanhada por um profissional, a fim de avalizar uma reabilitação com excelência.
Faça um trabalho de aceitação com o idoso, apresentando as possibilidades e a importância da utilização do recurso para seu bem estar, afinal, nem sempre é fácil receber o envelhecimentos e suas condições.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.