21
ago

Muitas vezes o relacionamento com as pessoas idosas não é tão fácil! Em tempos de isolamento social isso pode se tornar mais difícil ainda, afinal ninguém gosta de se privar da sua rotina e, para os idosos isso pode ser mais sofrido ainda, muitas vezes já é bem limitada e, sendo integrante do grupo de risco, a maioria das atividades passa a ser arriscada.
Contudo, empatia, uma boa conversa e algumas dicas podem aliviar este relacionamento.

Tome nota das dicas!

1. Exercite a EMPATIA: coloque-se no lugar do idoso, tente compreender e identificar-se com as suas inquietudes, anseios, medos. Dialogar sempre, questionar (sem parecer invasivo!), mostrar-se solicito, pode ajudar muito a estreitar os laços entre família e idoso, cuidador e idoso.

2. Preserve a AUTONOMIA: idosos que tiveram vida profissional ou social ativa, tendem a ter mais resistência em receber ajuda. Combine com ele, atividades que consiga fazer sozinho, para que ele sinta que ainda tem autonomia, elenque outras que ele irá fazer com ajuda. Readapte móveis, se necessário for, para auxiliar na locomoção dentro de casa, por exemplo, deixe acessível utensílios que ele vá usar, vá gerando oportunidades de autonomia dentro do possível.

3. Possibilite e incentive momentos de DESCONTRAÇÃO: opte por atividades que sejam do desejo do idoso, porém ofereça novas oportunidades de descontração, como jogos que estimulem o pensamento, atividades físicas, mesmo que adaptadas, filmes, leitura, artesanato. Este tipo de descontração permite atividade cerebral, mantendo-o ativo, acelerando o gasto de energia, melhorando a qualidade da saúde e também do sono.

4. Tenha PACIÊNCIA: manter a calma diante dos desafios cotidianos na convivência com o idoso é fundamental. Manter a harmonia, o respeito e a privacidade do idoso ajuda no convívio e no relacionamento. Caso note que vai ficar nervoso diante de uma situação, tente mudar o foco e, após voltar a calma, retome o assunto sob nova perspectiva.
Com estas dicas, familiares e cuidadores, poderão desenvolver um relacionamento mais sadio para ambos.
Lembre-se que temos, em nossa empresa, cuidadores especializados que podem ajudar o idoso de maneira harmônica.

Somos uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.