18
ago

Diante da longevidade de vida dos idosos, nos dias de hoje, muitos deles estão morando sozinhos, ganhando autonomia e, com isso, os sentimentos de tristeza e solidão estão, também, cada vez mais presentes.

O fato do idoso estar sozinho, muitas vezes, não é indicativo de depressão ou ansiedade, mas requer cuidados e atenção especial.
As doenças neurodegenerativas também podem causar propensão às doenças emocionais.
Diferente dos jovens e adultos, os idosos não se queixam de tristeza e ansiedade, mas de dor física, problemas de memória, falta de sono ou de fome.

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o nosso país é um dos países mais afetados pelas doenças emocionais, incluindo a depressão. Na terceira idade, a diminuição da autoestima, o aumento dos medos, a diminuição da memória, são agravantes para que os problemas emocionais aumentem nesta fase. Confira possíveis causas:

– Afastamento social – familiar e amigos;
– Diagnóstico de doenças graves como AVC, câncer, limitações mentais;
– Falecimento de cônjuge ou amigos;
– Perda da função social – aposentadoria;
– Incapacidades físicas / limitações mentais;
– Redução da expectativa de vida.

Podemos promover o envelhecimento saudável através de atividades físicas e alimentação saudável e, como tratamento alternativo, podemos elencar:

– Ioga, meditação e Tai chi chuan;
– Terapia com arte e música;
– Homeopatia – com indicação médica;
– Acupuntura – com indicação médica
– Exercícios aeróbicos.

Vale ressaltar que, na terceira idade, é de suma importância o acompanhamento médico, com geriatra, além de, nos casos de problemas emocionais o acompanhamento de uma psicoterapeuta. Podemos destacar a algumas, das inúmeras vantagens da terapia:

– Conversar sobre as alterações de comportamento;
– Auxiliar na elaboração / compreensão dos problemas;
– Incentivar e valorizar atitudes positivas;
– Promover a autoestima;
– Desenvolver a capacidade de tolerância;
– Promover condições de melhorar a interação social;
– Evitar comportamentos negativos que possam recuperar o controle emocional.

Mantenhamos a atenção aos nossos idosos! Tendo dúvidas, entre em contato com nossa empresa! Disponibilizamos profissionais qualificados para atendê-los.

Somos uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.