14
ago

Indicada para pacientes com perdas cognitivas, a reabilitação cognitiva é um conjunto de ações que objetiva a redução dos déficits oriundos de enfermidades neurológicas, como Alzheimer, AVC, Parkinson, ou outras demências, proporcionado ao paciente o ganho em autonomia e independência, dentro do possível.

Dentro dessas ações, temos como objetivos:
1. Ampliar a qualidade de vida e autoestima do paciente;
2. Atenuar os problemas cognitivos dentro das possibilidades do grau de dificuldade de cada paciente;
3. Espaçar a progressão da enfermidade e o declínio mental;
4. Amenizar as disfunções comportamentais que o paciente com demência normalmente é acometido.

Desta forma, faz-se necessário estimular as funções cognitivas ainda preservadas, a fim de que elas compensem as funções já comprometidas, sendo possível através da plasticidade cognitiva, que nada mais é que a capacidade do cérebro de se habituar com os novos desafios.

A atividade a ser desenvolvida através da reabilitação cognitiva, é indicada após avaliação do idoso, com base nas queixas do mesmo e da família. Elas visam manter o cérebro em atividade e, muitas delas, são desenvolvidas através de jogos que estimulem a atenção, o raciocínio, a memória, bem como atividades que sejam realizadas com materiais gráficos, como lápis de cor, tinta, giz de cera, além de tarefas que se aproximam do dia-a-dia do paciente.

Tendo regularidade nas sessões, o idoso desenvolve a segurança e a independência, além de melhorar seu envolvimento com as pessoas em seu entorno.
O acompanhamento de um familiar ou de um cuidador é imprescindível, para que hajam avanços no tratamento. Este será o “termômetro” diário das ações do paciente, podendo relatar, ao profissional da saúde, o que observa de melhora ou de piora no cotidiano do idoso, facilitando a intervenção do profissional.

Não deixe de procurar ajuda para o seu familiar! Cuide de seu dia-a-dia fornecendo qualidade de vida, autoestima e independência. Conte com nossa empresa no que for necessário para o acompanhamento do idoso dentro das atividades a serem desenvolvidas! Nossos profissionais possuem expertise para fazer este papel com excelência.

Pensando nisso a LifeStars desenvolveu o Programa de Acompanhamento do Gerontólogo “P.A.G”, que busca promover a estimulação cognitiva e memória do idoso. Utilizamos um sistema estruturado de exercícios, jogos e musicoterapia (set list personalizado), possuímos nosso próprio material. Nesse momento de PANDEMIA, pensamos em fazer algo para deixar a rotina de quem está em casa um pouco melhor!! Estamos estendendo nosso programa GRATUITAMENTE ao seu familiar.

Somos uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.