11
ago

Com o avanço da idade, a presença de doenças cardiovasculares em idosos, incluindo pressão alta ou insuficiência cardíaca, começam a ser mais frequentes, sendo mais comuns a partir dos 60 anos.
A decorrência dessas enfermidades não se dá somente por causa do envelhecimento, mas também devido a diminuição da força do músculo cardíaco, aumento da resistência dos vasos sanguíneos, e problemas como diabetes / colesterol descompensado.

A partir dos 45 anos, é indicado fazer consultas anuais ao cardiologista, a fim de realizar exames de prevenção, que possam detectar alterações de maneira precoce, sendo possível o tratamento antes de um problema mais grave.

Destacamos cinco indícios de que você precisa buscar por um cardiologista:
1. Arritmia – problema mais frequente em idosos, porém pode surgir em qualquer idade. Na terceira idade se torna mais comum, devido a diminuição e degeneração das células que conduzem impulsos nervosos que contraem o coração. Com isso, o órgão passa a contrair de forma irregular, ou diminuir os batimentos. É uma doença silenciosa, sendo notada após exame de eletrocardiograma, podendo apresentar sintomas, em alguns casos mais graves, indicando fadiga, sensação de pressão no peito e “nó” na garganta.

2. Valvopatia – doença mais comum em homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 75 anos, pois devido a idade, a facilidade de acumular o cálcio nas válvulas do coração, o que impede a passagem do sangue dentre dele, liberando para o fluxo para os demais vasos do corpo. O engrossamento das válvulas, que passam a abrir com mais dificuldade, ocasionam a dificuldade da passagem do sangue. Os sintomas dessa doença demoram a aparecer, causando acumulo de sangue nas paredes do coração, que passa a ficar dilatado e gera a insuficiência cardíaca.

3. Cardiopatia isquêmica – enfermidade que surge com o entupimento das artérias que levam sangue ao coração, passando a não oferecer oxigênio suficiente ao órgão. Com isso, as paredes do coração passam a ter sua contração limitada, total ou parcialmente, dificultando o bombeamento do sangue. É uma doença mais frequente em pacientes com colesterol alto, porém pessoas que são acometidas de diabetes ou hipotireoidismo também podem apresentar mais chances de desenvolver a doença. Como sintomas, podemos destacar a dor persistente no peito, palpitações e fadiga após subir escadas ou fazer caminhadas. Como complicações mais graves, destacamos: insuficiência cardíaca, arritmia ou parada cardíaca.

4. Pressão alta – é uma doença no trato cardiovascular, que acomete com mais facilidade as pessoas idosas, e é diagnosticada quando a pressão arterial está acima de 140X90mmHg em 3 medições seguidas. A enfermidade é decorrente da ingestão, em alta quantidade, de sal, associando ao histórico familiar e ao sedentarismo. Pode acometer pessoas com dieta equilibrada, também, pois o envelhecimento dos vasos pode aumentar a pressão sobre o coração, ocasionado a contratilidade cardíaca. A pressão alta é uma doença silenciosa, mas precisa de controle, uma vez que pode desenvolver outros problemas como aneurisma da aorta, dissecção de aorta, derrames cerebrais, insuficiência cardíaca.

5. Insuficiência Cardíaca – doença relacionada com a presença de pressão alta, sem controle, ou demais doenças cardíacas não tratadas, que enfraquecem o músculo do coração e impedem o bom trabalho do órgão, ocasionando dificuldade de bombeamento sanguíneo. Como sintomas, podemos destacar o cansaço, inchaço nos membros inferiores, falta de ar ao deitar ou sensação de tosse seca. Sem cura, é uma enfermidade que deve ser tratada para amenizar os sintomas e dar melhor qualidade de vida ao paciente.

Atenção redobrada aos sintomas, às doenças mencionadas e, identificando alguma anormalidade não hesite em buscar ajuda do seu cardiologista de confiança!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.