04
ago

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de utilizá-las no dia a dia, idosos estão cada vez mais “conectados”, o que os fazem sentir-se mais jovens, capazes e pertencentes a sociedade atual.
O uso de tecnologia também auxilia na aproximação dos idosos, facilita o cotidiano e os permitem estar sempre com o cognitivo em ação.

O público da terceira idade tem demonstrado muito interesse pelas oportunidades tecnológicas, porém se queixam da falta de treinamento, das instruções dificultosas e nada claras.
Muitos aparelhos tecnológicos já se adaptaram às necessidades dos idosos, auxiliando na sua independência, conforto e segurança.
Vejamos, a seguir, alguns recursos que já são muito utilizados pelos idosos e por suas famílias e que estão sendo bem aceitos.

Aparelhos Auditivos – já possuem avanços de conectividade, possibilitando o acesso à celulares, notebooks, tablets, TV´s, usando a internet ou bluetooth, permitindo o ajuste de volume externo. Existem aparelhos que já podem ser utilizados até 1 metro de profundidade, ouvindo música, inclusive.
Walkers remotos – nada mais é que sapatos que possuem GPS, o que facilita a localização do idoso em caso de perda de memória durante suas caminhadas. Foi desenvolvido por uma empresa japonesa e, possuem um chip que emitem sinal à central que informa ao familiar, por meio de um aplicativo de celular, a localização exata do usuário.
Assistentes virtuais – são aplicativos que facilitam o dia a dia do idoso, através de ligação para amigos, envio de mensagens, pedir um taxi ou, simplesmente, respondem a um comando de voz caso a pessoa esteja passando mal.

Celulares e tablets – com alta tecnologia estes recursos possibilitam a ampliação das letras, o aumento da claridade da tela, o que facilita para as pessoas que já possuem problemas de visão, além de câmeras, sensores de quedas e localizadores, disponíveis através de aplicativos e muito utilizados por familiares e cuidadores.
Sensor de queda – muito utilizados por idosos que são acometidos por labirintite. Funciona como uma pulseira, cujos sensores identificam a queda em momento real. O Sinal é disparado para o dispositivo cadastrado, informando sobre o acidente, orientando, inclusive, o idoso como proceder diante do ocorrido.

Com base em tantas opções, familiares e cuidadores, devem fazer uma busca pelo meio tecnológico que mais se adequa ao idoso em questão.
Além de, nos dias atuais, diante do isolamento social devido a Pandemia de Covid-19, as novas tecnologias são grandes aliadas à interação social do idoso, mantendo-os ativos e inteirados sobre os assuntos da atualidade, dando qualidade de vida, acesso e sensação de pertença.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.