31
jul

Instabilidade ao caminhar, dificuldade de sentar ou levantar, fraqueza muscular e/ou óssea, problemas nas articulações ou agravamentos neurológicos são algumas das causas da dificuldade de mobilidade dos idosos.

Em decorrência destes problemas, as quedas são responsáveis por sérios acidentes na terceira idade. Além dos hematomas, as fraturas em idosos são mais preocupantes devido à idade óssea: ossos antigos são mais difíceis de se regenerar.
Orientar o idoso para reagir a situações de quedas é uma tarefa bastante importante, pois ajuda-o a ter autonomia para tentar se levantar, sem entrar em desespero.
Se a queda for de costas, oriente-o a rolar e em seguida tentar engatinhar, para depois se erguer com ajuda de algum móvel, que possa servir de apoio. Caso a queda seja sentado, oriente-o a tentar se rastejar até um ponto de apoio para assim conseguir levantar-se.

As quedas não são preocupantes apenas pela perda óssea ou pela mobilidade reduzida, mas pelas consequências destas. Uma pessoa idosa, muito tempo sem andar, pode vir a ter problemas de circulação, perda de força muscular ou pneumonia, além de problemas de ordem emocional que o deixam inseguros ao andar, podendo agravar problemas de inatividade. Sendo assim, incentive-o a fazer uma atividade física para fortalecimento muscular, além de buscar ajuda com o uso de andadores ou bengalas.

Outro cuidado a ser mencionado, é a organização do espaço residencial. Mantenha o espaço o mais livre possível, retirando tapetes, deixando vãos livres e dando suporte as atividades de rotina, como o banho. Oriente-o a banhar-se sentado (em cadeira própria para esta atividade) ou até mesmo utilizando recursos de apoio próprios para banheiro.
Em caso de dúvidas sobre a mobilidade do idoso, não deixe de consultar o geriatra, um fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional.
Precisando de profissionais qualificados para acompanhamento das atividades de rotina, entre em contato com nossa empresa!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.