28
jul

Os alimentos que devem estar presentes na dieta do idoso devem considerar a manutenção da massa muscular, além de cuidar da prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose e câncer.

Especialistas listam os alimentos que contemplam uma dieta ideal para esta fase da vida, que merece cuidado, sem dispensar o sabor agradável no prato!

Nutricionista Werusca Barrios, em entrevista para o site da Uol (07/01/2018) recomenda que “Nas refeições principais, o ideal é que 50% do prato seja preenchido por arroz e feijão (proteína vegetal e carboidratos) e 25% com proteína animal (carne vermelha, branca ou peixes). Os outros 25% devem conter vegetais (verduras e legumes) e fontes de micronutrientes como o cálcio, presente no brócolis.”

Frutas e legumes devem ser ingeridos diariamente, pois garantem a presença de substâncias antioxidantes, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais que colaboram para o bom funcionamento do organismo. Verduras e vegetais que se apresentam em cor verde escura são ricos em vitamina A, que colaboram para a manutenção da memória, além de serem ricos em cálcio o que auxilia na prevenção de osteoporose e osteopenia.

As frutas cítricas são importantes para fortalecer o sistema imunológico, diminuindo os riscos de infecção, além de evitarem o envelhecimento precoce, favorecem a cicatrização, graças a presença da vitamina C.
Já as frutas vermelhas e roxas ajudam a blindar o coração, prevenindo o câncer de próstata, a hipertensão e as doenças circulatórias.

As sementes comestíveis, também conhecidas como frutas oleaginosas, são ricas em gorduras “boas”, desde que consumidas em moderação, ajudam a fortalecer o coração – indica-se o consumo diário de 2 sementes por dia.
O leite e seus derivados, são ricos em cálcio, e o indicado é o consumo em apresentação “desnatada”. São ótimos para os ossos, auxiliando no controle da pressão arterial e no funcionamento do sistema cardíaco.
Nas principais refeições, o consumo de alimentos rico em ferro, como carne vermelha, grão de bico, lentilha e feijão, previnem a anemia e fazem a manutenção da massa magra. Já o consumo de peixes como atum e salmão, garantem a ingestão do Ômega 3 e são indicados de uma a duas vezes por semana, pois auxiliam na prevenção do diabetes, dislipidemias, artrites, esteatose, além de terem potencial ação anti-inflamatória.

E, por último, porém não menos importante, o consumo de farelo de aveia, rico em B-glucana, que auxilia no controle da glicose, na redução do colesterol, prevenindo o câncer de cólon, além de auxiliar na manutenção do peso e no funcionamento do intestino.

Atentar-se para estas informações, além de garantir uma alimentação saudável ao idoso, proporciona a variação do cardápio e uma dieta balanceada.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.