24
jul

O Alzheimer é uma doença incurável (até o presente momento), acomete pessoas idosas e, com o tempo, vai se agravando consideravelmente. Como principal característica, podemos observar a perda progressiva da memória e o atraso cognitivo.

Contudo, muito ainda se precisa saber sobre a doença. A seguir, confira alguns pontos a serem considerados e conhecidos.
A medicina ainda desconhece sua origem. A ciência ainda busca entender este atraso cognitivo, porém já se sabe que o aumento da proteína beta-amiloide que circundam os neurônicos, produz placas que são eficientes na destruição das conexões existentes entre as células. Também se fala sobre a proteína Tau, que forma novelos que prejudicam os neurônios. As causas destes processos ainda não são conhecidas pela ciência.

Estima-se que esta doença já acomete mais de 44 milhões de pessoas ao redor do planeta. As projeções para 2030 é que haja um aumento considerável, chegando em 75 milhões de pessoas e, para 2050 a projeção é de 135 milhões, o que se pauta no aumento da expectativa de vida do ser humano.

As pesquisas constantes sobre o Alzheimer trazem dados que indicam que não é somente a memória que é afetada pela doença. Cientistas da USP de Ribeirão Preto/SP descobriram que o paladar também é afetado e os estudiosos da UFRJ do Rio de Janeiro, observaram que a proteína beta amiloide desencadeia processos depressivos, além de afetar a linguagem, a orientação espacial e atenção.

Se fala muito em medicamentos que não são eficazes e isso se dá, muitas vezes ao diagnóstico tardio ou a falta de direcionamento do combate: ainda se espicula muito sobre quais as causas se devem direcionar o tratamento.

Não existe cura, porém se fala em prevenção! Estudos revelam que a prática de exercícios físicos, o controle do peso – evitando assim a obesidade, o exercício cerebral através de leituras, passatempos, jogos e uma alimentação rica em peixes, azeite de oliva, vegetais e castanhas são aliadas no resguardo dos neurônios, mantendo-os sadios.
Com base nestas informações, você já tem subsídios para se manter ativo e ajudar os idosos do seu convívio na prevenção ou na “batalha” contra esta temida doença!

E, se precisar de ajuda profissional, não deixe de entrar em contato conosco! Nossa equipe está apta a acompanhar idosos que são acometidos por Alzheimer.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.