21
jul

A interação com a natureza e seus elementos produz no organismo a sensação de bem-estar, de calma e de integração.

Mexer com a terra, plantar sementes ou mudas, acompanhar o seu crescimento, acaba se tornando uma terapia para o idoso.

Dentre os muitos benefícios, o trabalho com a jardinagem reduz o estresse, melhora o humor, sendo inclusive, excelente aliado aos tratamentos convencionais.

Como escolha das plantas, podemos incentivar o plantio e cuidado de ervas medicinais, que, com seu aroma peculiar, possuem vantagens como o relaxamento e a diminuição do estresse e dos seus sintomas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estatual do Texas, EUA, comprovou que idosos que praticam a jardinagem regularmente têm uma maior satisfação de vida, níveis de energia e saúde em geral.

Nos dias atuais, em que os idosos já estão mais privados do contato social devido a Pandemia de Covid-19, mantendo-se cada vez mais em casa, com seus familiares e cuidadores, a atividade de jardinagem ou horticultura, se torna prazerosa na medida em que o contato social também ocorre durante a execução das tarefas.

Vale ressaltar que, espaços dedicados à hortoterapia são hoje comumente encontrados em hospitais, unidades de saúde, lares para idosos e clínicas de reabilitação.

Além de desenvolver a autonomia e a coordenação motora, a atividade também melhora o funcionamento cognitivo, melhora a concentração, estimula a memória, melhora o cumprimento de metas, aumenta a capacidade de atenção.

Prepare um espaço, seja na sua casa, ou na varanda do seu apartamento e dê início à esta atividade juntamente com seu familiar!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.