21
jul

Durante nossa jornada cruzamos com pessoas de todos as idades, de todos os gostos e de todos os ânimos! Muitas vezes temos aquele vizinho de mais idade, ou um familiar já idoso, que acaba por não estar sempre “amigável” e se torna o famoso ranzinza!

Não é uma tarefa fácil este contato, porém, cabe a nós a empatia e tentar conhecer um pouco mais sobre as suas necessidades e comportamentos, afinal, eles também possuem sentimentos!

Descobrindo a questão

1. Avalie a situação – se o motivo pelo qual o idoso está irritado não parecer óbvio, converse e tente descobrir o que lhe aflige. Muitas situações corriqueiras para nós, pode ser um grande entrave no humor das pessoas mais idosas.

2. Leve em consideração os fatores externos – com a idade mais avançada dores são constantes na pessoa idosa, o que pode deixá-la mais nervosa. Outro fator são os medicamentos que este idoso pode estar ingerindo, conhecer a bula e seus efeitos colaterais pode ser um álibi neste momento.

3. Faça perguntas – questionar, sem parecer intromissão, não é uma tarefa difícil! Faça perguntas mais amplas, que deem margem para uma conversa e não apenas para uma resposta imediatista. Ao invés de dizer “Olá, como vai?” – diga: “Como foi seu dia hoje? Quais são seus planos para amanhã?”

4. Ouça com atenção – faça contato visual durante a conversa, questione algo em cima do exposto pelo idoso, repita alguma informação, dada por ele, com outras palavras. Demonstre estar envolvido na conversa!

5. Não leve para o pessoal – muitas vezes, você foi o único contato que o idoso estabeleceu naquele dia! Por este motivo, pode estar descontando em você sua raiva, frustração, angustia. Tenha em mente que ouvir e dialogar é sempre a melhor estratégia.

Sendo paciente

1. Mude a perspectiva – o abismo estabelecido entre a diferença de idade entre você e o idoso pode causar conflitos de idéias e perspectivas. Tente se colocar no lugar dele, entender seus pontos de vista e criar um diálogo favorável para discussão sadia.

2. Respire fundo – literalmente, os exercícios de respiração auxiliam, e muito, a manter a calma! Não é fácil conviver com uma pessoa resmungona, pois parece que para ela nada está bom. Desta forma, quando tudo parecer explodir, pare e respire!

3. Dê um tempo e concentre-se no lado positivo – muitas vezes o ideal é mudar o foco! Saia do ambiente hostil, dê um tempo, pensando em outras coisas, trocando o foco. Resgate o lado bom, as situações e vivências positivas desta pessoa, lembre-se do seu envolvimento afetivo com ela e, elenque, se preciso for, todas as suas qualidades.

Encontrando uma solução

1. Ofereça ajuda – ofereça somente aquilo que pode fazer de livre e espontânea vontade, sem peso e sem esperar algo em troca. Em situações como esta os laços fraternos podem ser mais estabelecidos.

2. Tenha empatia – nem sempre o idoso é ranzinza porque quer! Para ele pode parecer frustrante precisar de outro, quando tinha autonomia para tudo… desta forma, pense como seria se você com você e como gostaria de ser tratado.

3. Peça ajuda – não é vergonhoso solicitar ajuda! Às vezes você não consegue solucionar um problema sozinho, mas partilhando com outro a visão se amplia e a solução pode chegar mais rápido do que você imagina.

4. Mantenha-se positivo – saber que tudo é passageiro e que, um novo dia, pode trazer novas esperanças de envolvimento, afetividade e contato, ajudam bastante nesta tarefa.

Esperamos que estas dicas sejam de grande valia para o seu dia a dia com o idoso. Lembramos que estamos à disposição, colocando nossa equipe de cuidadores para auxiliá-los!

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.