14
jul

Os equipamentos que podem auxiliar o movimento de marcha, ou seja, para facilitar o caminhar das pessoas que possuem limitações dos membros inferiores, são: andador, bengala e muleta.

Pois bem, você sabe quando e como usar cada um deles?

O andador é indicado para pessoas que precisam de equipamentos maiores, que permitem um maior emprego da força, sendo mais resistente. Por ser um equipamento com quatros pontos de sustentação, dá mais conforto e equilíbrio ao andar. Seu uso adequado se pauta no posicionamento da parte superior de acordo com a altura do usuário, sendo o seu posicionamento correto ajustado à altura do quadril do paciente. É indicado para reduzir a dor ao caminhar, principalmente de quem está passando por algum processo de recuperação. A desvantagem é que não pode ser utilizado para subir e descer escadas, por exemplo.

Este equipamento possui três versões no mercado:
Tradicional — é o modelo mais estável, porém mais devagar;
Rodas frontais — oferecem um sistema de marcha próximo do normal;
Quatro rodas — é recomendado para pessoas mais ativas, que gostam de se movimentar mais.

A bengala, é um recurso que fortalece a marcha, indicado para usuários que apresentam desequilíbrio e fraqueza, dores ou lesões nos membros inferiores, principalmente idosos. Trata-se de um equipamento simples de fácil manuseio. Contudo, deve ser utilizada conforme a altura da pessoa, uma vez que o seu uso inadequado pode causar lesões nos membros superiores (braços, cotovelos, ombros) e também nos membros inferiores (pernas), além de desconforto na coluna em virtude da má postura. Para isso, é necessário ajustar a bengala na altura correta, de modo que a parte superior fique diretamente alinhada com a linha do quadril e o cotovelo se mantenha levemente curvado.

A muleta é um recurso auxiliar da marcha e é mais recomendada para as pessoas que apresentam algum tipo de redução da mobilidade em um dos membros inferiores (nas pernas ou nos pés) decorrente de acidentes, torções, fraturas, deformidades ósseas, lesões musculares, ou outras causas.
Devem ser ajustadas adequadamente à altura do usuário para coibir acidentes – quedas ou escorregões. Vale ressaltar a atenção no ritmo de locomoção do usuário. O recomendado é que elas sejam posicionadas em uma altura de aproximadamente 4 cm a 6 cm abaixo das axilas, fazendo com que a manopla fique ajustada no mesmo nível do quadril, mantendo o cotovelo levemente curvado. É um recurso que exige muita força muscular na parte superior do corpo, nos braços e ombros. O uso desse equipamento requer um nível médio de equilíbrio. Sendo essencial analisar as condições físicas do paciente antes de indicar seu uso.

Com base na explanação dos três recursos apresentados, a aquisição de um ou mais, é uma real necessidade para pacientes que apresentam a autonomia da mobilidade reduzida. Com auxilio destes recursos, as pessoas que são acometidas com problemas de locomoção conseguem ter uma mais vida mais autônoma e agradável.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.