07
jul

Sabemos que o fato de seu familiar ficar acamado pode ser bastante duro. O mais importante é manter a pessoa saudável física e emocionalmente, sempre. Não importa se você vai cuidar dele ou contratar alguém para isso.
Primeiro passo, é você sempre ajudá-la com a higiene básica. Uma pessoa acamada, às vezes, não consegue se limpar sozinha. Mesmo que ela consiga cuidar de si próprio, você precisará lembrá-la dos banhos, dos cuidados bucais, das unhas, dos cabelos e das trocas de roupa, auxiliando quando necessário.

Na hora do banho, talvez você consiga colocá-la em uma cadeira de banho para que ela consiga se lavar apenas com supervisão. Dependendo do caso, pode ser preciso banhá-la no leito. Se a pessoa estiver completamente acamada, será preciso levar objetos como escova de dentes e copos de água até ela. Deixe-a escovar os próprios dentes, só faça isso por ela, se necessário, é muito importante preservar a autonomia dela.

Outro ponto importante é tomar cuidado com as úlceras de pressão. Ao estar acamada, pode apresentar alguns riscos que precisam ser levados em consideração. Por exemplo, as úlceras de pressão são lesões comuns que aparecem nas partes em que o corpo da pessoa acamada toca no colchão, como os calcanhares, os ombros, as nádegas e a cabeça.

Os cuidados necessários para evita-las, é mudar a posição da pessoa a cada duas horas e encoraje-a a se mexer o máximo possível na cama. Existem também colchões e almofadas especiais que ajudam a aliviar a pressão. Também escolha bem os lençóis, que devem ser de algodão ou seda. Estique a roupa de cama antes de deitar seu familiar, pois as dobras podem causar lesões.

Os cuidados se estendem a hidratação na pele, mas evite produtos com fragrâncias e talcos, pois eles podem causar ressecamento. A pele seca aumenta as chances das úlceras surgirem, portanto, dê bastante água para seu familiar.

É importante estar atento aos sinais de problemas no peito. Quando deitamos por muito tempo, pode haver acúmulo de líquidos nos pulmões, causando congestão e até mesmo pneumonia. Para evitar isso, movimente o seu familiar com frequência, de preferência a cada duas horas.

O apoio emocional, também é muito importante, pois a doença não afeta apenas o lado físico dele. Quando uma pessoa fica acamada, ela se torna incapaz de levar a vida que levava, assim é importante que você o encoraje os outros a visitarem e ficarem com seu familiar para que ele interaja bastante com as pessoas. É importante também fazer com que ele participe das atividades de que gosta tanto quanto possível. Por exemplo, se ele gosta de pintar, compre alguns materiais e uma mesinha para que ele produza quadros mesmo deitado.

Outra dica, é criar um ambiente seguro no qual seu familiar possa conversar sobre o que se passa com ela. Você pode ser o ouvido dele, mas é preciso que ele se sinta confortável conversando com outras pessoas. Não é bom ser a única fonte de apoio para uma pessoa doente, pois isso acaba acrescentando uma camada extra de pressão sobre você.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.