02
jun

Sabe-se que pessoas que têm a imunidade alta são aquelas que tem uma rotina e bons hábitos alimentares, que mantém boa higiene, uma rotina com quantidade adequada de horas de sono, que se mantém ativas praticando exercícios físicos regularmente e sem exageros. Cuidado com falsas prometas de alimentos e medicamentos milagrosos, são inverdades.”

Vitamina D – excelente aliado do sistema imunológico. Presente nos óleos e peixes. Lembre-se também da exposição solar por 15 minutos para auxiliar na absorção.

Vitamina C – De extrema importância para a defesa do organismo. Ela aumenta a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. “Não só frutas as frutas cítricas, como laranja e acerola, mas também vegetais de cor verde escura como brócolis e couve são ricas na vitamina“, destaca Ellen.

Frutas cítricas – laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Vegetais verdes escuros – brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico e auxiliam na defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

Alimentos ricos em zinco – nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Encontrado na carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico)
Alimentos fonte de ômega-3: estão presentes no azeite, no salmão e outros peixes;

Fontes de antioxidantes – castanha-do-Pará e cogumelos (como o champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo;

Mel – O alimento é um estimulante da imunidade celular e promove a maior ativação das células de defesa. Também tem ação antioxidante e conta com diversos nutrientes, como cálcio, magnésio, ferro, entre outros. É da flora apícola que as abelhas buscam o pólen e o néctar. Dela são derivados excelentes produtos para fortalecer o sistema imunológico, como a própolis. “Ela estimula a imunidade das células, suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa e incentiva a destruição de agentes estranhos no organismo, como vírus, fungos e bactérias”, explica a nutricionista. Outro exemplo é a geleia real, por ser rica em vitaminas e minerais, age diretamente a favor da saúde. “É considerada um super alimento por apresentar de maneira muito concentrada água, açúcar, proteína, gordura e uma grande variedade de vitaminas em especial A, B, C e E, além de minerais”, comenta.

Oleaginosas – além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais são excelentes aliados da saúde, ricas em nutrientes e vitaminas, além de terem em suas composições gordura boa (HDL) e serem ótimas antioxidantes. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade. “A Castanha-do-Pará é grande fonte de selênio, que estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, potencializando o nosso sistema de defesa”, explica a nutricionista.

Cúrcuma – Alimento funcional, que atua fortalecendo a imunidade do corpo. A raiz, que pode ser encontrada em pó, traz diversos benefícios a saúde por um forte anti-inflamatório, antioxidante e antiviral, além de ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL). A dica é um shot matinal ainda em jejum: 1 co. café rasa de cúrcuma + ½ limão espremido + 15 gotas de própolis + gengibre em pó ralado a gosto.

Gengibre – Importante para combater a proliferação de vírus e bactérias, o gengibre ainda tem ação anti-inflamatória, bacteriana e antisséptica. Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo;

Frutas Vermelhas – possuem um composto chamado antocianina que é um importante composto bioativo;

Alho – além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos é rico em vitamina A, C e E, alho é forte aliado ao sistema imunológico;

Abacate – fonte de ômega 9, que também é um forte aliado ao sistema imunológico, além de ser uma opção de consumo de gordura boa.

Já consome algum desses alimentos para melhorar a sua imunidade?

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.