01
jun

Quando a Doença de Alzheimer atinge, dois dos maiores desafios de relacionamento da vida, comunicação clara e controle da raiva, tornam-se extremamente mais desafiadores.

A Doença de Alzheimer, o tipo mais comum de demência, é causada quando altos níveis de certas proteínas danificam as células cerebrais na região do cérebro que afeta o aprendizado. Problemas de memória são tipicamente o primeiro sinal de Alzheimer. À medida que a doença avança, ela leva a sintomas cada vez mais graves, incluindo desorientação, mudanças de humor e comportamento, e momentos de confusão.

Com um pouco de compreensão, muita paciência e algumas estratégias, você pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida sua e do seu familiar.

6 dicas para uma melhor comunicação

Com a Doença de Alzheimer e a demência, a capacidade de se comunicar e entender o que os outros estão tentando dizer diminui com o tempo, à medida que o cérebro muda. Isso pode causar frustração para todos. Se seu familiar tiver demência moderada a grave, faça mudanças na sua comunicação, por exemplo como, quando e onde você fala para se comunicar com compaixão e eficácia.

  1. Aceite que seu familiar tem demência – e que irá deteriorar com o tempo, como também suas habilidades de comunicação. (Lembre-se disso diariamente.)
  2. Entenda que a perda de memória de curto prazo é um dos primeiros sintomas da Doença de Alzheimer. Aceite que você terá que repetir diversas vezes. Consiga manter a calma para evitar frustrações ou raiva, o que só piora as coisas.
  3. Fale de forma natural e clara com uma voz calma e calorosa. (Mesmo com demência grave, um adulto ainda quer e merece ser falado como adulto – respeitosamente.)
  4. Se você estiver tentando comunicar algo importante, escolha o lugar certo de cada vez, sem distrações que tornem mais difícil o foco em suas palavras.
  • Desligue a TV ou o rádio.
  • Feche uma janela para reduzir o ruído externo.
  • Vá para uma sala silenciosa, longe dos outros.
  1. Sempre se refira às pessoas pelo primeiro nome, ao invés de usar pronomes como “ela”, “ele” ou “eles”, o que pode ser confuso para alguém com demência.
  2. Seja um ouvinte ativo e paciente. Se você não entender o que seu familiar está tentando dizer, informe-o gentilmente e peça-o de outra maneira.

Dica

Ao conversar com um familiar que tem demência, não se esqueça de se comunicar de maneiras não-verbais também. Sorrir com frequência, fazer um bom contato visual e pontuar suas palavras com um toque gentil e amoroso os ajudará a entender você e a se sentir mais relaxado no processo.

A LifeStars é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.