14
out

No ano de 2014, Tony Bennett e Lady Gaga produziram um álbum em conjunto. Foi um sucesso e os dois se comprometerem a repetir a dose.
Dois anos depois, Tony foi diagnosticado com Alzheimer e ambos foram aconselhados a desistir de um novo trabalho.
Eles não desistiram!

No início de agosto passado, comemorando seu 95º aniversário, Tony dividiu o palco do Radio City Music Hall com sua parceira de 2014.
Gaga conta que ficou apreensiva no início das gravações, pois ele parecia confuso e inexpressivo, totalmente diferente das sessões de gravação do disco de 2014. Porém, ao ouvir as notas de entrada de cada uma das canções, Bennett entrava na hora certa, afinadíssimo como sempre, sem vacilar.

Trata-se de um belo exemplo de como o paciente de Alzheimer pode e deve ser estimulado.
No caso de Tony Bennett trata-se de um mix de estimulação de memórias antigas + desafios cognitivos e motores num ambiente controlado, com supervisão de profissionais especializados no cuidado de idosos.
Familiares, técnicos e parceiros musicais foram orientados de modo coordenado, garantindo o êxito do projeto. Porém, há um dado que merece um olhar mais atento: o poder da música.
Que fique compreendido que se Bennett tivesse sido astrônomo a vida inteira, acordes musicais não teriam efeito maior do que um telescópio e mapas estelares. Como dissemos acima, é um caso de estimulação de memórias.
Trata-se de pedir que a pessoa faça algo que lhe foi familiar desde a juventude. Nesse caso específico a música entra, também, como lembrança afetiva.

Música como parte do tratamento

Depois de avaliado o estágio da doença em que o paciente se encontra, os especialistas entrevistam parentes, amigos, conhecidos, enfim, todos que puderem ajudar a formar um repertório musical pessoal do indivíduo acometido pelo Alzheimer. De posse desses dados a equipe de cuidadores devidamente treinados prepara uma seleção de canções que serão usadas de forma sistemática, visando a melhora da memória e das respostas emocionais.
O efeito é ostensivo.
Há uma melhora objetivamente mensurável no estado geral do paciente. A manutenção da medicação em sincronia com os cuidados indicados revela melhora na localização espaço-temporal, além de reversão no quadro depressivo e de ansiedade no idoso.

Por isso, sabendo da importância dos estímulos corretos e bem direcionados, a Lifestars criou o P.A.G – Programa de Acompanhamento do Gerontólogo – um trabalho exclusivo e personalizado do estimulação cognitiva e memória do idoso.
Através de jogos, exercícios e, claro, música, nossos profissionais promovem e acompanham atividades para melhorar a qualidade de vida de quem amamos e que precisam de nossa atenção de maneira especial.
Se seu idoso não está utilizando todo seu potencial, o P.A.G. pode ser um grande aliado.

De nossa parte, dedicamos nossos corações e mentes ao cuidado do idoso e sugerimos que você faça o mesmo que Lady Gaga e Tony Bennet fizeram:
Não desista!

Na LifeStars Cuidadores temos, além de cuidadores especializados, uma equipe multidisciplinar para atender às necessidades de cada paciente. Saiba mais entrando em contato conosco! Estamos presentes na Grande SP, além do ABC Paulista.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre aptos a conectar o idoso com as mais diversas fontes de conhecimento. É importante que o idoso se mantenha ativo, mentalmente e, se possível fazer a leitura das notícias de assuntos que lhe possam interessar. Manter o idoso ativo, com qualidade de vida, é um dos nossos princípios. Saiba mais sobre os nossos serviços entrando em contato com nossa equipe!


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.