08
set

Disfagia – síndrome genética muito frequente na população da terceira idade. Dificuldade de engolir, que pode ser causada por diversos fatores, que atrapalham a deglutição.

Por ser um processo complexo, engolir envolve 6 pares de nervos cranianos, além de áreas cerebrais corticais e subcorticais, acrescidos de diversos grupos musculares.

Alterações anormais que se relacionam ao ato de engolir, podem dificulta o processo de alimentação. Tais problemas influenciam na vida social, emocional, do idoso.

Cerca de 50% das pessoas da terceira idade não encontram prazer na alimentação. 40% desenvolvem transtornos de humor relacionados a esta problemática, gerado problemas psicológicos.

35% das pessoas com disfagia, não gostam de comer na presença de outras pessoas, o que gera problemas de ordem social.

Podemos citar, também, problemas de ordem biológica, pela falta de alimentação, como desnutrição, perda de massa muscular e sarcopenia, além de pneumonias por bronco-aspiração.

Atenção os sinais de risco para desenvolver o problema:

1. Apresenta menor produção de saliva
2. Apresenta menor força muscular na língua
3. Pacientes com doenças de ordem neurológica, como demências em geral, antecedentes de AVC, doença de Parkinson
4. Idosos que possuem desnutrição, perda de peso, baixa massa muscular
5. Pacientes com sarcopenia, fragilidade muscular
6. Más condições odontológicas
7. Pacientes em uso de psicotrópicos

Quando identificamos que o idoso pode apresentar este tipo de problema, devemos ficar atentos, também, a outras situações diferentes do engasgo, mas que são sinais da presença da doença. Vejamos:

– Aumento de tempo das refeições
– Aumento de tempo que o alimento passa a ficar na boca, antes de engoli-lo
– Tosse durante as refeições
– Voz “molhada” após a deglutição

Ter uma assistência durante o cuidado do idoso faz toda diferença para que a sua qualidade de vida seja preservada! Você sabia que os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre em aperfeiçoamento para se atentarem a todos os tipos de situação que envolvem o idoso? Além disso, nossa empresa possui cobertura na cidade de São Paulo (consulte as regiões atendidas), além de estarmos com nova unidade na região do ABC Paulista. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernanrdo do Campo, Santo Andre (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.