18
ago

Desde o mês passado (Julho de 2021) os idosos com mais de 80 anos podem agendar a prova de vida sem sair de casa.

Isso foi possível graças a portaria publicada no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no dia 05.07.2021.

O agendamento pode ser realizado através do telefone 135, por meio de um requerimento que permite a comprovação de vida por pesquisa externa, ou seja pode ser feito por terceiros tanto pelo telefone, quanto pelo aplicativo do MEU INSS ou outros canais que sejam disponibilizados pelo INSS.

Assim que o idoso estive de posse do atestado médico ou declaração emitida pelo profissional, o mesmo deverá ser apresentado nos termos do documento, juntamente com as demais exigências para a inclusão de procuração para fins de recebimento do beneficiário.

Se o requerimento for efetivado pelo MEU INSS, a comprovação documental que comprove a impossibilidade de locomoção do idoso deve ser anexada.

Agora, se o requerimento for feito pelo telefone 135, a própria central irá realizar o cadastramento da tarefa. Será necessário, portanto, a comprovação da documentação comprobatória.

Caso o idoso apresente impossibilidade de locomoção o mesmo deverá solicitar a prova de vida – com dificuldade de locomoção, de acordo com o atendimento na modalidade a distância – sigla PVIDADIFLO. O cumprimento deve ser prioritário e emergencial.

Caso não haja impedimento de locomoção, o beneficiário acima de 80 anos poderá solicitar a prova de vida – maior de 80 anos – sigla PVIDAIDOSO também de forma emergencial e prioritária.

“A tarefa Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos, criará automaticamente a subtarefa ‘Pesquisa Externa – Prova de Vida’ – código 4953, sigla PEXPROVIDA, que também deve ser cumprida de forma emergencial e prioritária”, indica a portaria.

Se você conhece algum idoso ou familiar que precisa saber desta informação, não deixe de compartilhar este texto.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre aptos a conectar o idoso com as mais diversas fontes de conhecimento. É importante que o idoso se mantenha ativo, mentalmente e, se possível fazer a leitura das notícias de assuntos que lhe possam interessar. Manter o idoso ativo, com qualidade de vida, é um dos nossos princípios. Saiba mais sobre os nossos serviços entrando em contato com nossa equipe!

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernanrdo do Campo, Santo Andre (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.