02
jun

Quando falamos em memória sempre nos remetemos à falta dela! Só nos damos conta de quanto ela é importante em nossas vidas quando ela começa a falhar!

Nosso cérebro, com o passar do tempo, começa a envelhecer e, com isso, a nossa memória começa a fraquejar!

Já por volta dos 35 anos, os sinais do esquecimento podem começar a surgir é quando nosso cérebro começa a apresentação a diminuição em seu processamento.

Hoje trouxemos algumas dicas que podem ser praticadas antes mesmo de chegarmos a terceira idade! Estas ações podem contribuir para melhorar nossa memória, mantendo a mente ativa e estimulada.

Evite realizar muitas tarefas ao mesmo tempo – nossos dias, sempre atribulados, gerar muitas demandas e queremos fazê-las em paralelo para que levem menor tempo possível. Com isso, nosso cérebro começa a não ter foco, gerando falta de atenção nas ações e, por consequência, o esquecimento.

Sua saúde precisa estar sempre em dia – doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol podem contribuir para problema de esquecimento, pois diminuem a vascularização do cérebro. A Associação Americana de Cardiologia trouxe um programa intitulado como Life´s Simple 7 que indica sete ações de prevenção de demências e que ajudam na preservação da memória, reforçando que são ações que devemos aplicar em nossas vidas desde a infância. Vejamos:
• Alimentar-se de forma saudável
• Controlar o colesterol
• Manter a pressão arterial controlada
• Manter os níveis de açúcar dentro da normalidade
• Não fumar
• Perder peso extra
• Praticar atividades físicas regulares

1. Enriqueça seu cardápio – manter uma alimentação equilibrada é, sem dúvida, uma das principais ações em prol da nossa saúde. Priorizar frutas, legumes, verduras, grãos, azeite e carnes brancas, evitando o consumo de carne vermelha, gordura e açúcares, incluindo em nossa dieta o peixe, rico em ômega 3, gordura que contribui para melhorar a memória.

2. Ter bons hábitos de sono – enquanto dormimos, nosso hipocampo registra todo o nosso dia. Essa região é acessada quando queremos resgatar as informações. Nosso sono deve ser de qualidade! Pessoas que dormem bem apresentam menos riscos de sofrer de declínio cognitivo.

3. Pratique atividades físicas regulares – atividades físicas estão associadas a formação de novos neurônios, melhorando, também, a resposta cardiovascular. Atividades de corrida, natação e andar de bicicleta parecem trazer mais benefícios!

4. Exercite seu cérebro – manter seu cérebro ativo com novas aprendizagens é essencial! Invista em aulas de dança, instrumentos musicais, novos idiomas e alguns jogos como o Sudoku que ajudam a preservação da memória.

5. Descanse – descansar nos ajuda a consolidar nossas memórias. O ócio é extremamente importante para que a mente consiga ter atenção.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar este texto com mais pessoas da sua família ou do seu ciclo de amigos.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre dispostos a auxiliar o idoso em atividades que preservem sua memória e sua atenção. Nossos profissionais são capacitados e nossa empresa tem vários diferenciais que podem te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de vida do seu ente querido! Entre em contato conosco e saiba mais.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.