12
fev

Envelhecer é um processo natural humano. Não podemos evitar, nem tampouco negligenciar o processo de envelhecimento! O processo é longo, ou seja, ocorre durante toda a vida do ser humano. Assim, não é de uma hora para outra que ligamos uma chave e… Opa, estou envelhecendo! Desta maneira, alguns hábitos ao longo da vida carregam sua parcela de peso no processo de envelhecimento. Ah, mas então é tarde para me cuidar? Não! Nunca é tarde para melhorarmos nosso estilo de vida e cuidarmos da nossa saúde física, mental e emocional.
O que passou não pode ser mudado, mas o presente e o futuro podem ser melhores, desde que queiramos!
Listamos, a seguir, 4 hábitos que podem ajudar (e muito!) no processo de envelhecimento saudável!

1- Alimentação balanceada
A mudança do corpo, durante os anos, requer mudanças nutricionais, também! A tendência é que as pessoas idosas comam menos. Isso, muitas vezes, influencia na perda de alguns nutrientes essenciais.
A falta de proteína, de vitamina D, além das vitaminas B12, B6, E e C, dos minerais como cálcio, selênio e zinco, fazem muita falta na saúde dos idosos.
Procurar um nutricionista, nutrólogo, geriatra, para orientar na ingestão correta dos nutrientes e, sem dúvida, muito importante nesta fase. Deixamos algumas dicas:
• Anote o consumo alimentar durante a semana a fim de servir de base para a avaliação do seu cardápio junto ao profissional de saúde.
• Beba água, muita água! No mínimo 2 litros diariamente.
• Planeje suas refeições com antecedência.
• Prepare refeições que sejam agradáveis para os sentidos.
• Faça das refeições uma hora de socialização familiar. Desfrute da comida de maneira agradável, leve e sem pressa.

2- Atividade física regular
Atividade física realizada de maneira regular, por pelo menos 30 minutos diários, tem um valor inestimável na qualidade de vida e bem-estar em qualquer idade! Além de reduzir níveis de doenças, melhora o humor, gera independência, promove interação social (que, com positividade, em breve poderemos retomar!)
Faça destes momentos, algo prazeroso! Hoje, muitas academias já possuem planos par idosos.
Foque, principalmente em:
• Exercícios aeróbios como: caminhadas com ritmo mais elevado, corridas leves ou andar de bicicleta proporciona o aumento da frequência cardíaca, trazendo benefícios para o coração, bem como para pressão sanguínea.
• Treinamento de força: proporciona o ganho saudável de densidade óssea e massa muscular. Isso diminui os riscos de quedas, falta de mobilidade e falta de independência.

3- Controle do peso
Manter-se dentro do peso ideal para sua estrutura gera, além de bem-estar físico, bem-estar emocional e qualidade de vida. Fique sempre atento à sua dieta, aos exercícios físicos. Não permita que seu corpo fique com carga além da necessária. O sobrepeso influencia diretamente em sua saúde, gerando problemas como hipertensão, diabetes, problemas ortopédicos, respiratórios, dentre outras doenças.

4- Atitude positiva e convívio social
O cuidado com a saúde mental e emocional é, sem dúvida, essencial para a qualidade de vida de qualquer fase da nossa vida! Os idosos, por terem seu ritmo de vida desacelerado, precisam manter a qualidade de vida mental em dia! Isso impede que problemas como depressão, ansiedade, isolamento, sejam presentes em seu cotidiano. Uma pessoa debilitada mental e emocionalmente, vira canal de entrada para outras moléstias, afetando sua saúde de maneira geral. Em época de Pandemia, o isolamento social necessário para garantir a diminuição da propagação do vírus do COVID-19, tem deixado os idosos tristes e cabisbaixos. Deixamos algumas dicas para aumentar o bem-estar e, se não forem possíveis no momento, lembramos que a vacina está chegando e que, me breve, aos poucos iremos retomar nosso convívio social físico!
• Faça refeições diárias em família! O convívio é excelente para manter a qualidade de vida emocional! Conversem, contem histórias, falem sobre os acontecimentos sociais.
• Mantenha-se em contato com os amigos e familiares, mesmo que por vídeo-chamadas e mídias sociais, que é o que podemos fazer neste momento. Mas não se isole deste contato permitido!
• Mexa-se! Faça atividades físicas de maneira regular, nem que for em casa!
• Durma bem! Uma boa noite de sono ajuda reduzir o estresse e promove mais energia e otimismo!

E lembre-se: nossos parceiros estão à disposição para aumentar sua qualidade de vida! Ter um cuidador especializado, como os da LifeStars Cuidadores, faz toda a diferente na vida e no cuidado dos idosos!

Nossos parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre em constate estudo e aperfeiçoamento para compreender a demanda dessa nova geração de idosos, possibilitando um serviço que agregue mais qualidade de vida a todos.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de cuidadores de idosos em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby,  Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.